A Guarda Civil Municipal (GCM) de Piracicaba recebeu, na manhã desta sexta-feira, 15/05, 65 novas armas da marca Glock, calibre 9 milímetros, durante evento realizado na sede da corporação, no bairro Verde. É a primeira vez que a GCM passa a contar com armamento deste modelo e calibre, considerado mais leve, moderno e eficiente para atuação operacional.



O investimento foi de R$ 200 mil, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Alex Madureira. As armas serão destinadas inicialmente às equipes especializadas da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), Patrulha Maria da Penha e Pelotão Rural.
Participaram da entrega o prefeito Helinho Zanatta, o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, o gerente de Segurança Pública, Max Pavanello, o deputado estadual Alex Madureira e o comandante da GCM, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues.
Durante a entrega, o prefeito Helinho Zanatta destacou que o município vem ampliando os investimentos na segurança pública e valorizando o trabalho desempenhado pela Guarda Civil Municipal. “Há mais de 10 anos a GCM não recebia investimentos em armamentos de qualidade. Estamos transformando a segurança pública de Piracicaba. Já entregamos novos coletes, teremos a renovação de parte da frota com mais nove viaturas em breve e seguimos buscando recursos para fortalecer cada vez mais a corporação”, afirmou.
O prefeito também ressaltou a importância da preparação das forças de segurança diante dos desafios enfrentados diariamente. “Ninguém quer situações de confronto, mas precisamos estar preparados para proteger a população e garantir melhores condições de trabalho aos nossos agentes”, completou.
O comandante da GCM, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, explicou que o novo armamento representa um avanço importante para a corporação, principalmente pela modernização do calibre utilizado pelos agentes. “É o primeiro armamento calibre 9 milímetros da história da Guarda Municipal de Piracicaba. São armas mais leves, modernas e eficientes, que irão proporcionar melhores condições de atuação às equipes especializadas”, destacou.
O deputado estadual Alex Madureira reforçou o compromisso de continuar destinando recursos para a segurança pública do município. Segundo ele, já está prevista uma nova emenda no valor de R$ 300 mil para aquisição de armamentos de maior porte, como fuzis e armas calibre 12.
“Fizemos essa primeira aquisição como um passo inicial e agora estamos trabalhando para ampliar a modernização do armamento de toda a Guarda Municipal. A segurança pública precisa estar preparada para os desafios atuais”, afirmou o parlamentar.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, destacou que os investimentos incluem não apenas armamentos, mas também viaturas e equipamentos de proteção individual. “Além das novas armas, também avançamos na entrega de coletes e na renovação da frota, garantindo mais segurança tanto para os profissionais quanto para a população”, disse.
Já o gerente de Segurança Pública, Max Pavanello, ressaltou a importância dos novos equipamentos para o trabalho operacional da corporação. “Esse armamento será fundamental para o dia a dia das equipes, tanto em ações de combate à criminalidade quanto em situações de defesa pessoal, trazendo mais eficiência e segurança para os guardas municipais”, concluiu.
source
Com informações da Prefeitura de Piracicaba





