Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Cemig investe mais de R$ 1 milhão em novas autoclaves para o Hospital Odilon Behrens, em BH

9 de maio de 2026

Prefeitura realiza treinamento sobre o sistema InfoBus

9 de maio de 2026

Anvisa determina recolhimento de produtos da marca Ypê com lotes finais 1

9 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Minas Gerais » Minas no pódio: Educadora de Itaobim conquista 3º lugar nacional do Prêmio Educador Transformador

Minas no pódio: Educadora de Itaobim conquista 3º lugar nacional do Prêmio Educador Transformador

RedacaoBy Redacao9 de maio de 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 1967
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Rosinalva Neres Rocha, gestora da Escola Estadual Professora Deys Lopes Jardim, de Itaobim, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, conquistou nesta quarta-feira (6/5) o terceiro lugar na categoria “Jornada de Gestão Educacional Transformadora”, na etapa nacional do “Prêmio Educador Transformador”, promovido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil. A premiação aconteceu durante a Bett Educar, o maior evento de inovação e tecnologia para a educação da América Latina, realizado em São Paulo.

O Prêmio Educador Transformador reconhece e impulsiona práticas educacionais inovadoras na educação e valoriza o protagonismo de professores e gestores que desenvolvem soluções criativas para os desafios reais do ensino.

Premiação aconteceu durante a Bett Educar, em São Paulo. Crédito: Divulgação
Premiação aconteceu durante a Bett Educar, em São Paulo. Crédito: Divulgação

O presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, que participou do evento por vídeo, evidenciou o papel dos educadores e gestores. “Transformar a educação é um esforço coletivo que começa com lideranças capazes de ouvir, planejar e mobilizar professores, estudantes e comunidades. Os gestores reconhecidos fazem da gestão uma ferramenta de transformação social, fortalecendo a educação municipal e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios e do nosso país”, comemorou.

Durante o processo de seleção, os projetos que conquistaram o primeiro lugar nas Jornadas Estaduais seguiram para a etapa nacional. Ao todo, foram 5.560 inscrições, de participantes de 27 estados, que concorreram em três categorias: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas; Inclusão e Sustentabilidade na Educação; e Gestão Educacional Transformadora.

Os participantes tiveram de seguir os princípios do design thinking, para apresentar o problema educacional que desejariam enfrentar e, assim, avançar para as fases de imersão, ideação, prototipagem e desenvolvimento. Nesse percurso, o educador era provocado a responder sobre os desafios, a proposta de inovação e o impacto concreto do projeto na aprendizagem e na comunidade.

Jornada de Gestão Educacional Transformadora

A gestora foi reconhecida pelo projeto “Vozes que Rompem o Silêncio”, desenvolvido a partir de um olhar atento às relações dentro da própria escola. Rosinalva identificou que muitos estudantes sofriam com violência simbólica, frequentemente disfarçada de “brincadeiras” envolvendo aparência física, raça, gênero e sexualidade, um cenário que gerava sofrimento emocional e contribuía para a evasão escolar.

Diante disso, ela percebeu a necessidade de um projeto estruturado para enfrentar o problema. A iniciativa teve início em 2023 e utilizou a metodologia Design Thinking para chegar a uma solução criativa: transformar a rádio da escola em um espaço de produção de podcast, com participação ativa dos próprios alunos.

“O projeto transformou a escola em um ambiente de diálogo e acolhimento. Os estudantes passaram a discutir temas como interseccionalidade, decolonialidade e diversidade, já que todas as pautas trabalhadas foram levantadas por eles”, afirmou Rosinalva.

Os resultados foram expressivos. A escola, que chegou a correr risco de fechar e tinha entre 60 e 120 alunos, hoje conta com mais de 500 alunos matriculados. O engajamento cresceu com a adoção de uma abordagem interdisciplinar: professores de Português colaboram na análise textual e nos gêneros trabalhados para o podcast, enquanto o curso técnico de Informática atua na produção digital do conteúdo.

Para o futuro, a gestora aponta como objetivo consolidar o projeto como política permanente da escola, inspirar outras instituições e abrir caminho para a formação de docentes em escuta ativa e convivência escolar.

Bett Brasil

A Bett Brasil reúne 47 mil educadores, líderes e especialistas, 330 expositores, 450 palestrantes e representantes de 22 países, que trocam experiências sobre iniciativas que estão transformando o ensino no Brasil e no mundo. O evento ocorre em São Paulo até sexta (8).

Principal ponto de encontro da comunidade educacional da América Latina, o evento tem o objetivo de promover conexões, fomentar negócios e impulsionar a inovação no ensino. A proposta é estimular o diálogo entre inteligência humana, coletiva e artificial, para repensar práticas educacionais e construir caminhos mais inovadores e inclusivos.

–

source
Com informações do SEBRAE MG

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Plantão de Vacinação de Limeira será na UBS Aeroporto e no Parque Cidade neste sábado
  • Do amigo secreto à mochila nova: o poder dos rituais para construir memórias afetivas
  • Trem Intercidades entra em fase de obras e reforça integração com Jundiaí
  • Escolas da rede municipal de Ferraz de Vasconcelos ganham programa Escolaplus da Sky
  • Startups selecionadas iniciam atividades no programa de pré-incubação do Parque Tecnológico de Sorocaba
  • Quilombo Peropava recebe equipamentos para fortalecer produção local
  • Mongaguá recebe Encontro de Brechós, com gastronomia e atrações culturais, a partir de sexta (30)
  • GCM de Ubatuba participa de seminário sobre Agosto Lilás
ep são paulo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Cemig investe mais de R$ 1 milhão em novas autoclaves para o Hospital Odilon Behrens, em BH

9 de maio de 2026

Anvisa determina recolhimento de produtos da marca Ypê com lotes finais 1

9 de maio de 2026

Programa PSA Animal abre portas para novas histórias de cuidado e adoção

9 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
Seguir no Instagram

Cemig investe mais de R$ 1 milhão em novas autoclaves para o Hospital Odilon Behrens, em BH

9 de maio de 2026

Prefeitura realiza treinamento sobre o sistema InfoBus

9 de maio de 2026

Anvisa determina recolhimento de produtos da marca Ypê com lotes finais 1

9 de maio de 2026

Sábado de Combate à Dengue mobiliza agentes no Paecará

9 de maio de 2026

Programa PSA Animal abre portas para novas histórias de cuidado e adoção

9 de maio de 2026

Caravana 3D: Governo de SP anuncia mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos para o Alto Tietê

9 de maio de 2026

2º Encontro com as Famílias – 25 a 29 de maio e 1 a 3 de junho

9 de maio de 2026

Sebrae Aqui Iracemápolis conquista Selo Diamante em premiação nacional de referência em atendimento

9 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

 

Carregando comentários...
 

    %d