A Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo recebeu, nesta quinta-feira (21), uma audincia pblica para debater a instalao de um incinerador de lixo no bairro de Perus, na capital paulista. O encontro, realizado no Auditrio Teotnio Vilela e no Plenrio Jos Bonifcio, reuniu moradores, especialistas, representantes de movimentos sociais e parlamentares para discutir os impactos ambientais e os riscos sade da populao.
Com faixas e cartazes, os participantes manifestaram preocupao com a implantao do empreendimento, previsto para ser construdo no terreno do antigo Aterro Bandeirantes, desativado em 2007. A rea fica a cerca de 7 quilmetros da Terra Indgena do Jaragu e prxima ao Refgio de Vida Silvestre do Parque Anhanguera. Atualmente, o projeto est em fase de licenciamento ambiental.
“Ns sabemos quem o incinerador vai afetar diretamente. As aldeias vo ser afetadas, os povos originrios, as comunidades do entorno. Vai prejudicar os catadores, as cooperativas, aqueles que ganham dinheiro atravs da reciclagem”, afirmou a deputada Ediane Maria (Psol), proponente do evento.
O assessor de projetos do Instituto Plis, Rafael Eudes, participou da audincia e explicou que o projeto pertence Prefeitura de So Paulo. Chamada de Unidade de Recuperao Energtica (URE) Bandeirantes, a proposta integra um plano que prev a construo de outras duas usinas do tipo na capital ao longo dos prximos 20 anos.
“Pases na Europa fazem uso dessa tecnologia h anos, mas esto observando que essa deciso gera um impacto muito grande para a populao no entorno. Agora, esto mudando a legislao para no permitir esse tipo de tecnologia na Unio Europeia”, disse Eudes.
Segundo ele, alm dos impactos ambientais, a instalao do incinerador pode comprometer a atividade de reciclagem e afetar diretamente a renda de cooperativas e catadores. “Esse tipo de tecnologia precisa de material reciclvel para poder operar. Ento, os catadores da regio sero impactados, tero sua renda diminuda por causa da incinerao de resduos”, explicou.
Os moradores presentes relataram preocupao, principalmente, com possveis consequncias sade da populao local. Gestor cultural e morador de Perus, Cleiton Ferreira afirmou que a audincia na Alesp amplia o debate sobre o tema. “Uma audincia dessa muito importante pra gente trazer a nossa voz e o nosso depoimento de que somos contra o processo de incinerao na cidade de So Paulo”, declarou.
Alm da deputada Ediane Maria, estiveram presentes na audincia a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol), os deputados Maurici (PT) e Luiz Fernando T. Ferreira (PT), alm de vereadores e vereadoras da capital paulista.
Assista audincia pblica, na ntegra, na transmisso da TV Alesp:
source
Com informações da Assembleia Legislativa de São Paulo
