A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o CMDCA e o Fundo Municipal da Infância e Juventude, realizará nos dias 21 e 22 de maio uma programação especial em alusão à campanha “Faça Bonito – 18 de Maio”, mobilização nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa busca ampliar o diálogo com a sociedade, fortalecer a rede de proteção e conscientizar a população sobre a importância da denúncia, do cuidado e da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
No dia 21 de maio, o Teatro Municipal de Jales receberá a apresentação da peça teatral “Seu Segredo Te Dá Medo?”, em três sessões: às 08h30, 13h30 e 20h. As apresentações da manhã e da tarde serão voltadas prioritariamente para escolas e organizações da sociedade civil, enquanto a sessão noturna será aberta ao público em geral, incluindo pais, familiares, profissionais e demais interessados.
A proposta do espetáculo é promover reflexão sobre situações de violência muitas vezes vividas em silêncio, utilizando uma abordagem sensível e educativa para fortalecer a prevenção e incentivar a escuta protegida.
Já no dia 22 de maio, será realizada a passeata “Passos da Esperança”, reunindo profissionais da rede de proteção, estudantes, entidades, autoridades e comunidade em geral em um grande ato público de conscientização. A concentração acontecerá das 07h30 às 08h15 na Praça Dr. Euphly Jalles, com saída prevista às 08h30 em direção à Praça João Mariano de Freitas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, o mês de maio representa um chamado coletivo à responsabilidade e ao cuidado. “O Faça Bonito vai muito além de uma campanha. É um movimento de conscientização e defesa da infância. Precisamos romper o silêncio, orientar nossas crianças, fortalecer nossas famílias e mostrar que toda criança merece crescer protegida, amada e respeitada.”
O prefeito Luis Henrique destacou a importância da participação da sociedade nas ações promovidas. “Quando o poder público, escolas, entidades e comunidade caminham juntos, fortalecemos a rede de proteção e mostramos que Jales é uma cidade comprometida com a defesa da vida e da dignidade de nossas crianças e adolescentes.”
O presidente do CMDCA, Higor Arco Mariano, reforçou que a campanha busca levar informação e despertar a responsabilidade coletiva. “Muitas vezes os sinais estão próximos de nós. Informar, conscientizar e mobilizar é fundamental para prevenir violências e garantir proteção.”
Durante todo o mês de maio, diversas ações educativas, orientações e atividades de conscientização seguem sendo realizadas em toda a rede municipal, envolvendo escolas, serviços socioassistenciais, unidades de saúde, entidades e demais órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
A campanha Faça Bonito mostra que proteger a infância é dever de todos e que denunciar é um ato de cuidado, responsabilidade e amor.

MAIO LARANJA – Passeata “Passos da Esperança” realizada em maio de 2025

source
Com informações da Prefeitura de Jales





