.

As aulas no antigo grupo escolar do bairro Artemis começam na próxima quinta-feira, 28/05, marcando o fim de uma espera histórica da comunidade pela retomada do espaço. Após permanecer mais de 30 anos abandonado, o prédio foi restaurado e ampliado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e passa a atender a Educação Infantil com a criação de 280 vagas nos períodos da manhã e da tarde. O investimento na obra foi de R$ 5 milhões.

A imagem mostra um prédio colonial recém-reformado, pintado de branco com detalhes em azul nas janelas e portas. O telhado é de telhas cerâmicas vermelhas. O prédio tem dois andares, e há uma escada externa que leva ao segundo andar. No entorno, há uma área pavimentada e alguns trechos de grama. Dois trabalhadores aparecem na cena, um próximo a uma escada e outro mais distante, aparentemente realizando trabalhos de acabamento. Ao fundo, é possível ver um céu azul com algumas nuvens, além de uma torre de água e outra parte do conjunto de construções. A cena está bem iluminada pela luz natural do dia.
Escola Municipal Kazue Otsubo começa a funcionar após amplo restauro e adequações estruturais.
Prefeitura devolve à comunidade um espaço histórico transformado em ambiente de aprendizado, acolhimento e oportunidades.
Prédio tombado foi restaurado para receber alunos da Educação Infantil e ampliação de vagas.
Antigo grupo escolar de Artemis retoma aulas após 30 anos desativado.

A reabertura da unidade amplia a oferta de vagas no bairro, atualmente concentrada na EM Deolinda Elias Cenedese, que enfrenta limitações estruturais para expansão.

“Estamos devolvendo à comunidade um espaço histórico, agora transformado em ambiente de aprendizado, acolhimento e oportunidades para nossas crianças. Investir em educação é investir no futuro da cidade e na transformação social por meio do conhecimento”, destaca o prefeito Helinho Zanatta.

Para a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, a retomada das atividades na unidade reforça o compromisso da rede municipal com a qualidade do ensino e a formação das crianças. “A reabertura desta escola simboliza o fortalecimento da nossa rede de ensino e o cuidado com a aprendizagem desde os primeiros anos da vida escolar. Trabalhamos para oferecer espaços adequados, acolhedores e preparados para contribuir com o desenvolvimento integral dos alunos, entendendo a educação como uma ferramenta essencial de transformação social”, ressalta a titular da Pasta.

Conhecido pela população como “Grupão”, o prédio passou por um amplo processo de restauração e adequação para atender às necessidades da rede municipal de ensino. A unidade passa a se chamar Escola Municipal Kazue Otsubo (Kazé), conforme projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Helinho Zanatta.

ESTRUTURA — A escola possui área total de 1.110 metros quadrados, distribuída em três blocos. O espaço conta com setor administrativo, área de serviços e refeitório, além de um bloco destinado ao ensino, com sete salas de aula.

O investimento também contemplou a implantação de sistemas de climatização, acessibilidade, prevenção e combate a incêndios, além de monitoramento 24 horas com alarme. Na área externa, os alunos terão playground e espaço de lazer.

Unidade da rede municipal inicia aulas com estrutura moderna e preservação patrimonial.

Por se tratar de um imóvel tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), a obra foi executada respeitando as normas de preservação patrimonial, conciliando a recuperação da estrutura histórica com as adaptações necessárias para o funcionamento da unidade escolar.

source
Com informações da Prefeitura de Piracicaba

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version