Você está em:

Saúde e Assistência Social levam informação, cuidado e acolhimento em ação de prevenção à tuberculose

TUBERCULOSE SOCIAL 1 e1778609761921

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira (12) uma ação especial voltada à conscientização sobre a tuberculose. A atividade aconteceu nas unidades assistenciais Centro POP e Casa de Passagem Travessia.

Na ocasião, acolhidos e trabalhadores dos serviços participaram de palestras educativas conduzidas pela equipe da saúde, por meio do Programa de Controle da Tuberculose e do Núcleo de Especialidades, com apoio de estudantes do 10º período de Medicina da PUC Minas – Campus Poços de Caldas.

“É um momento bem oportuno para este tipo de ação, pois já estamos nos aproximando do inverno, com temperaturas mais baixas, quando as pessoas tendem a se aglomerar mais”, destacou Camila Rodrigues coordenadora do Núcleo de Especialidades

A abordagem foi conduzida pela enfermeira Cristina Filomena Lazzari Gomes, referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose no município. Durante a apresentação, foram abordados temas como formas de transmissão da doença, principais sintomas, diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção.

Além das palestras, os participantes também participaram de uma roda de conversa, com espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências, além de um café compartilhado, promovendo um momento de acolhimento e interação.

A ação contou ainda com a presença da secretária de Assistência Social, Marcela Carvalho, e do secretário adjunto de Saúde, José Gabriel Pontes Baeta, que acompanharam as atividades realizadas nas duas unidades.

“Ações como essa, que levam informação, prevenção e acolhimento, são essenciais para garantir dignidade e acesso aos serviços públicos. É uma satisfação ver o empenho das equipes e o cuidado com cada pessoa atendida”, comentou Marcela.

“É muito importante para nós, da Secretaria de Saúde, estarmos presentes e participando diretamente de momentos como este, ao lado da Assistência Social e das equipes envolvidas. A tuberculose ainda é um desafio para a saúde pública, e a informação é uma das principais ferramentas de prevenção e combate à doença.” ressaltou Baeta

Sobre os serviços

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
O Centro POP é o serviço de referência no atendimento à população em situação de rua. No local são oferecidos acolhimento, alimentação, higiene, vestuário, atendimento social e encaminhamentos para outros serviços da rede socioassistencial.
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 6h às 18h
Endereço: Avenida João Pinheiro, 551

Casa de Passagem Travessia
A unidade realiza acolhimento institucional para até 60 pessoas adultas em situação de rua, além de 10 vagas emergenciais. O serviço atende pessoas em situação de pobreza extrema, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e ausência de moradia convencional. O encaminhamento é feito por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social e do Centro POP.
Funcionamento: 24 horas
Endereço: Rua Oscar da Cruz, 420 – Chácara Poços de Caldas

 

 

 

 


source
Com informações da Prefeitura de Poços de Caldas

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version