
Monitoramento de cachos por aplicativo, estação meteorológica de baixo custo, aparelho portátil para análise do solo. Parecem equipamentos de empresas estabelecidas, mas são os projetos vencedores do 4º Ideathon da Banana, maratona de inovação promovida pelo Sebrae-SP e pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar). A competição mobilizou 40 estudantes de escolas técnicas e ensino superior da região, que apresentaram seus projetos durante a Feibanana em Pariquera-Açu. Representantes da Abavar e da Coopercentral avaliaram as ideias de seis equipes. A premiação aos grupos vencedores foi realizada no dia 26 de maio, na sede da Associação.
Além de prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados, os participantes do Ideathon também receberão três meses de mentoria do Programa Sebrae for Startups e posteriormente entrarão no programa de incubação da Aquário de Ideias, onde poderão dar continuidade aos projetos. “No Ideathon, os participantes focam na ideia e na estruturação da solução. Com as mentorias do Sebrae-SP e a possibilidade de incubação no Aquário de Ideias, os jovens poderão aprimorar as ideias, desenvolver protótipos e até criar uma startup”, explica o consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo Oliveira.
Nesta quarta edição da maratona, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os desafios dos produtores em um dia todo de visita técnica. Dez dias antes da Feibanana, eles visitaram as propriedades de Vagner Magario e Gabriela Rosseti, além da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras (Coopafasb).
Aluna do curso de Engenharia de Produção do Instituto Federal de Registro, Giovanna Oliveira Arcari participou pela segunda vez do Ideathon. “No ano passado eu estava um pouco nervosa, por ser uma experiência nova. E este ano ser contemplada com o prêmio de primeiro lugar e saber que Registro proporciona esse evento (…) e que eu posso ajudar os produtores a crescer e virar um potencial no Vale do Ribeira é muito gratificante”, afirma a estudante.
Segundo Giovanna, a visita técnica possibilitou conhecer melhor o ambiente e os problemas enfrentados na produção para desenvolver projetos voltados para a realidade do produtor. “Com o nosso aplicativo, o produtor escaneia o qr code para identificar o período de maturação do cacho após ensacado, o que ajuda a reduzir perdas e gerar mais lucro”, explica a estudante. “Acho muito boa essa parceria entre alunos que estão entrando no mercado nesse novo ramo de tecnologia e os produtores que nem sempre sabem lidar com essas inovações. É gratificante contribuir com essa evolução”, acrescenta.
Integrante da equipe que ficou com a segunda colocação na maratona, o aluno do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Registro, Guilherme Mendes Florêncio, também destacou a importância contribuir com o desenvolvimento da região por meio de projetos voltados para a cadeia produtiva da banana. “Quando a gente participa desses eventos surgem muitas ideias a partir das diferentes vivências com várias pessoas. Criar projetos que podem ajudar a nossa região a se desenvolver ainda mais é muito gratificante para nós estudantes”, afirma Guilherme.
O Ideathon da Banana foi realizado pelo Sebrae-SP, por meio do Sebrae For Startups e da ABStartups, em parceria com a Abavar e apoio da Etec, Fatec, Instituto Federal, Senac, Senai, Unesp e Aquário de Ideias.
Vencedores Ideathon da Banana
1º lugar: Grupo Banatech (monitoramento de cachos)
Túlio Cadilhac Zanella, Leonardo Feitosa Nogueira Kotaka, Mairon Ricardo da Cruz Silva, Giovanna Arcari e Gabriela da Cruz Nagliati
2º lugar: Grupo Climatis (estação meteorológica de baixo custo)
Lucas Silvério Caldas, Gabriela Feitosa Santana, Guilherme Mendes Florêncio, Kailany Stephani da Costa Maia e Kamyle Calasans Ramos Duarte Vieira.
3º lugar: Grupo Terra Link (análise de solo)
Raiane Guilherme Maciel, Igor Gonçalves da Silva Oliveira, Nycolas Kevyn Dias Matos, Thaynara Rafaelli Ribeiro dos Santos e Samara Ferreira da Costa.
–
source
Com informações do SEBRAE SP



