A Secretaria de Assistência Social, convida a população para participar do Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, promovido dentro da campanha nacional Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. 

O encontro será realizado no dia 20 de maio, às 8h, na Câmara Municipal, e integra a programação do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. As inscrições  podem ser feitas por meio do link:  UBATUBA 4º SEMINÁRIO DO SUAS: “COMBATE CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL À CRIANÇA E ADOLESCENTE”  

A iniciativa busca ampliar o debate sobre a prevenção e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, fortalecer a rede de proteção e mobilizar a sociedade para a identificação, denúncia e combate a qualquer forma de violência. A programação também marca as ações alusivas ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em memória do Caso Araceli, ocorrido em 1973, que se tornou símbolo da luta nacional pela proteção da infância.

“A disseminação de informações é uma das principais ferramentas de prevenção. Quando a sociedade se conscientiza sobre o tema, torna-se mais preparada para identificar situações de risco, proteger vítimas e assegurar os direitos de crianças e adolescentes”, explicou a assistente social Marina Gregorio.

“As ações desenvolvidas durante o período têm como foco o fortalecimento de estratégias articuladas entre os serviços da rede de proteção, garantindo escuta qualificada, acolhimento e efetivação de direitos às vítimas e suas famílias”, acrescentou a secretária de Assistência Social, Sílvia Issa.

Reconhecida nacionalmente, a campanha Faça Bonito mobiliza instituições públicas e a sociedade civil em torno da proteção integral de crianças e adolescentes, reforçando a importância da prevenção também no ambiente virtual, diante do aumento de casos de abuso e exploração sexual online. 

De acordo com o relatório Disrupting Harm in Brazil: Enfrentando a violência sexual contra crianças facilitada pela tecnologia, da UNICEF, uma em cada cinco crianças e adolescentes de 12 a 17 anos diz ter sido vítima de exploração ou abuso sexual com uso de tecnologia no Brasil. O índice de 19% corresponde a cerca de 3 milhões de meninas e meninos atingidos no período em 12 meses. São casos que envolvem uso de ferramentas digitais para produzir e divulgar conteúdo de natureza sexual, aliciar vítimas e ameaçá-las.

Simbolizada pela flor amarela, a campanha representa a fragilidade da infância e a necessidade de cuidado coletivo.

“A participação da comunidade é essencial para ampliar a conscientização e fortalecer as ações de proteção à infância e adolescência no município”, finalizou Silvia. Casos suspeitos de violência podem ser denunciados de forma anônima pelo Disque 100.

source
Com informações da Prefeitura de Ubatuba

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version