Desenvolvido na Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, o projeto surgiu como uma ferramenta de educação ambiental, utilizando a arte para estimular reflexões sobre consumo, reaproveitamento de materiais e descarte correto de resíduos.
Com o tema “O descarte consciente começa com um novo olhar”, a exposição apresenta trabalhos produzidos a partir de materiais que, muitas vezes, seriam descartados como lixo. Madeira, plástico, pneus e outros resíduos ganham novas formas e significados, demonstrando como a criatividade pode caminhar lado a lado com a preservação ambiental.
“Nós transformamos resíduos como madeira, plástico e pneus em peças úteis e cheias de significado por meio de técnicas artesanais. Mais do que criar arte, nosso objetivo com esta exposição é despertar a consciência ecológica e mostrar que o reaproveitamento pode gerar beleza, sustentabilidade e transformação social, aproximando a comunidade do cuidado com a nossa cidade”, destaca Roberto.
Além de valorizar a produção artística sustentável, a iniciativa busca incentivar mudanças de comportamento e fortalecer a relação da população com práticas ambientalmente responsáveis, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos para a cidade e para o meio ambiente.
A exposição ficará aberta para visitação entre os dias 1º e 25 de junho, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72 – Catiapoã). A entrada é gratuita.
Por Luan Guerato
source
Com informações da Prefeitura de São Vicente



