Exposição é organizada pelo Instituto Afonso Schmidt e conta com apoio da Prefeitura – via Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e pretende reforçar a memória de um dos principais artistas do Brasil quando se fala em história da literatura e brilhantes jornalistas.
Para a Fundação que leva o seu nome relata que é uma honra e um privilégio poder, por meio da exposição “Com A Palavra: Schmidt”, celebrar a vida, a obra e o legado de um dos maiores nomes da literatura de nossa região e verdadeiro orgulho cubatense.
“Mais do que um autor, sua trajetória se desdobra em múltiplas frentes de atuação — na literatura, no jornalismo, na construção de pensamento crítico e na sensibilidade com que traduziu seu tempo e seu povo. Seus trabalhos não apenas registram a história, mas também revelam camadas profundas da identidade cultural que ajudaram a formar o imaginário de Cubatão e de toda a região”, relata o secretário de Cultura Omar Bermedo.
“Realmente, celebrar a obra de Afonso Schmidt é, ao mesmo tempo, reconhecer a força de uma produção que atravessa gerações e reafirma a importância da arte como memória viva, presença e permanência”, enfatiza enfatiza a presidente do Instituo, Nalva Leal.
Exposição – “Com A Palavra: Schmidt”
📍 Biblioteca Municipal de Cubatão
📍 Avenida Nove de Abril, 1977 – Centro
Período – De 26 de junho a 17 de julho de 2026
🕘 A visitação é de segunda a sexta-feira:
Horários: das 9h às 12h e das 13h às 17h
A organização ressalta que a exposição foi viabilizada pelo Projeto “Exposição sobre a Vida e Obra de Afonso Schmidt”. Os custos do projeto são oriundos de Emendas Parlamentares da Câmara Municipal de Cubatão, com as Emendas Impositivas nº 160/2025 e nº 192/2025 – Termo de Fomento nº 49/2025.
Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Divulgação do Instituto Afonso Schmidt
source
Com informações da Prefeitura de Cubatão



