Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Novos conselheiros locais de Saúde tomam posse em Barueri

1 de junho de 2026

Semana do Meio Ambiente 2026

1 de junho de 2026

Prefeitura lança pedra fundamental para construção de praça na Vila Fátima

1 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » São Paulo - Capital » Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

RedacaoBy Redacao1 de junho de 2026Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 68
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática 

Projeto realizado pela EMEF Prof. Franklin Augusto de Moura Campos aproximou os estudantes da matemática de forma divertida e educativa; No dia 3 de junho será realizado o grande desafio entre os campeões 

Publicado em: 01/06/2026 9h00 | Atualizado em: 01/06/2026Fotografia de uma sala de aula com três estudantes sentados em uma mesa durante uma atividade de matemática. Ao centro, uma aluna sorri para a câmera enquanto segura um material da “Olimpíada de Matemática”, com destaque para o matemático Arquimedes na capa. À esquerda, uma estudante usando gorro rosa e óculos apoia o rosto nas mãos e sorri. À direita, um estudante com casaco vermelho e capuz também sorri para a câmera. Sobre a mesa há estojos, cadernos, lápis, uma garrafa de água e um tablet. Ao fundo, outras alunas acompanham a atividade, e a sala apresenta estantes com livros e materiais didáticos organizados. O ambiente transmite interesse pelos estudos, participação e entusiasmo com a aprendizagem da matemática.
No Mês da Matemática, celebrado nacionalmente em 6 de maio, a EMEF Prof. Franklin Augusto de Moura Campos, da DRE Jaçanã-Tremembé, deu início a um projeto inovador que promete entrar para o calendário oficial da escola: a Olimpíada Franklin de Matemática (OFM). Inspirada na Copa do Mundo, a iniciativa incentiva o aprendizado da disciplina de forma didática, educativa e diversão. 

Idealizada pela professora de matemática Carla de Jesus Lima, a proposta da “1ª edição especial Copa do Mundo dos Pensadores” foi inspirada no clima da Copa do Mundo FIFA, que será realizada neste mês. Para a mentora, a intenção foi aproximar o universo da matemática de um elemento cultural que naturalmente mobiliza os estudantes, trazendo o espírito de competição, pertencimento e cooperação presente nos grandes torneios e substituindo o medo e a passividade pelo protagonismo, pela curiosidade e pelo senso de conquista. 

“A Matemática possui essa característica singular, que exige honestidade intelectual. Um resultado não depende de opinião, preferência ou improviso; exige demonstração, raciocínio e ordem. Na prática pedagógica, isso significa incentivar os alunos a não aceitarem respostas prontas de maneira passiva, mas a desenvolverem autonomia intelectual e capacidade de argumentação. A intenção é que a olimpíada continue crescendo não apenas em dimensão, mas principalmente em significado pedagógico e impacto na vida dos estudantes”, completa Carla. 

Desenvolvido com estudantes do 5º ao 9º ano, o projeto sobre a copa divide os participantes em 10 equipes, cujos nomes representam grandes matemáticos da história: Tales de Mileto, Pitágoras de Samos, Platão, Euclides de Alexandria, Arquimedes, Euler, Bháskara II, Fibonacci, René Descartes e Malba Tahan. 

As equipes foram organizadas em diferentes turmas, promovendo integração, cooperação, troca de conhecimentos e trabalho em equipe. Para os estudantes Olga Maria Tonza Braz (15 anos), do 9ºB, e Maria Eduarda Serra da Rocha Benevides (12 anos), do 7ºA, a coletividade foi peça fundamental durante a competição. 

“Na minha opinião, a copa pode acrescentar tanto no meu aprendizado quanto na convivência. Fiz atividade junto com o 8º ano e pude perceber que também podemos aprender com os mais novos. A olimpíada de matemática não é só uma competição. O mais importante é melhorar em temas que achávamos difíceis de uma maneira divertida, além de socializar com pessoas de outras turmas”, relata Olga. 

Já para a estudante Maria Eduarda, participar da competição ajudou na comunicação com colegas de outras turmas, com quem quase não conversava no dia a dia, além de contribuir para uma melhor compreensão da matemática. 

As atividades foram realizadas ao longo do mês de maio, com propostas voltadas ao desenvolvimento de desafios em cinco eixos da matemática: Números, Grandezas e Medidas, Geometria, Álgebra, Probabilidade e Estatística, estimulando raciocínio lógico, criatividade, estratégia, argumentação e resolução de problemas. 

Aprender os diferentes conteúdos da disciplina ainda é um desafio para muitos estudantes, mas, para Guilherme da Silva Cardoso Rodrigues (12 anos), do 6ºA, e Gislene Laura Aliaga (14 anos), do 8ºA, a troca de experiências entre as equipes tem gerado superação. 

“Preciso estudar mais Geometria. Aprendi a superar o medo das questões de Matemática. A experiência de responder junto com os meus amigos é divertida e a reação deles a cada resposta é muito legal. Minha motivação são os desafios das próximas etapas e ver como eu e meus amigos vamos nos sair. Tenho dificuldade em divisão, mas sei que posso responder com a ajuda da minha equipe”, comenta Guilherme. 

A expectativa para as próximas edições é animadora. “Minha expectativa é que os próximos desafios sejam mais difíceis, embora a parte de converter medidas, que parecia impossível, tenha sido divertida e eu tenha conseguido aprender. O que mais me motiva é que estou aprendendo coisas novas de um jeito diferente. Descobri coisas que eu não sabia e até assuntos que nem imaginava que conseguiria aprender. Achei que a competição seria muito mais difícil, mas, em grupo, conseguimos resolver tudo e a matemática tem ficado mais fácil”, comenta Gislene. 

“As minhas expectativas são avançar na competição, embora ainda tenha muitas dúvidas. Já estou ansioso para a próxima etapa. Me motivo a estudar para me preparar para as novas atividades. Eu tinha dificuldade em geometria, mas agora, com os novos colegas me ajudando, consegui compreender melhor a matéria”, comemora o estudante Diego Jorge Arrazola Torrez (14 anos), do 9ºA. 

A OFM nasce com o objetivo de valorizar a matemática e mostrar aos estudantes que aprender a disciplina pode ser uma experiência prazerosa. Para o coordenador pedagógico Douglas Dias de Siqueira Guedes, projetos como a Olimpíada Franklin de Matemática ajudam justamente a romper barreiras relacionadas ao aprendizado da disciplina. 

“A proposta aproxima os estudantes das belezas da matemática de uma forma leve, dinâmica e divertida. Eles passam a enxergar os desafios matemáticos não apenas como exercícios escolares, mas como experiências de participação, estratégia, raciocínio lógico e superação. Quando o estudante percebe que consegue participar, pensar, resolver problemas e se divertir aprendendo, a matemática deixa de ser um obstáculo e passa a ser uma possibilidade”, completa o coordenador. 

No dia 3 de junho será realizado o grande desafio entre os campeões de cada sala, além da entrega das premiações para as 10 equipes participantes. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.


source
Com informações da Prefeitura de São Paulo

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Curso gratuito de preparação e venda de bolos e tortas é a novidade do Qualifica PG em fevereiro
  • Mateus Simões é empossado governador e reforça projeto de desenvolvimento de Minas Gerais
  • Instituto Fundação João Goulart abre, nesta quarta-feira, inscrições para 3ª edição do Festival do Servidor
  • “MULHER GOSTOSA”: VIVIANE BATIDÃO E POCAH SE UNEM EM PARCERIA INÉDITA
  • Comissão debate instituição de escolas cívico-militares de ensino profissionalizante no sistema público de ensino
  • Câmara aprova transferência da capital da República para Belém (PA) durante a COP30
  • Casa das Culturas de Santos promove sarau, oficina literária e tributo cultural nesta semana
  • Prefeitura promove oficinas gratuitas e fortalece o empreendedorismo feminino em Vassouras
campos ep ong são paulo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Semana do Meio Ambiente 2026

1 de junho de 2026

Prefeitura lança pedra fundamental para construção de praça na Vila Fátima

1 de junho de 2026

Em celebração ao hip-hop, rapper Ajulliacosta recebe Colar de Honra ao Mérito da Alesp

1 de junho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

Novos conselheiros locais de Saúde tomam posse em Barueri

1 de junho de 2026

Semana do Meio Ambiente 2026

1 de junho de 2026

Prefeitura lança pedra fundamental para construção de praça na Vila Fátima

1 de junho de 2026

Previsão do tempo para Minas Gerais nesta quinta-feira, 28 de maio

1 de junho de 2026

Em celebração ao hip-hop, rapper Ajulliacosta recebe Colar de Honra ao Mérito da Alesp

1 de junho de 2026

Operação Tríade Sem Fronteiras tem 8 prisões

1 de junho de 2026

Colômbia vai às urnas neste domingo para eleger próximo presidente

1 de junho de 2026

Secretária estadual de Meio Ambiente vistoria obras de saneamento na Vila São Francisco e confirmam conclusão da rede de esgoto nos próximos meses

1 de junho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Carregando comentários...

    %d