Professores da rede estadual se reuniram, em audincia pblica nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo, para cobrar do Governo do Estado a prorrogao da validade do concurso da Secretaria da Educao (Seduc), realizado em 2023, e a convocao imediata dos candidatos aprovados que ainda aguardam nomeao.
A mobilizao surgiu aps o anncio de um novo concurso pblico para magistrados. Os professores alegaram que as convocaes realizadas at o momento no foram suficientes para suprir a demanda da rede estadual de ensino.
De acordo com o deputado Carlos Giannazi (Psol), proponente do evento, o objetivo da audincia pblica justamente pressionar o governo estadual e a Secretaria da Educao para que convoquem os aprovados. “Se o governo mantiver o novo concurso, ele vai cometer improbidade administrativa, vai gastar dinheiro pblico, vai fazer os professores que j foram aprovados realizarem um novo concurso e eles tambm sero prejudicados”, afirmou o parlamentar.
O presidente do Sindicato de Especialistas de Educao do Magistrio Oficial do Estado de So Paulo (Udemo), Chico Poli, v com preocupao a iminncia desse novo concurso, por desconsiderar profissionais j habilitados para assumir os cargos. “O concurso de 2023 ainda tem condies de suprir a demanda da rede estadual. Mais de 124 mil candidatos aprovados permanecem aptos nomeao”, defendeu.
Ao final da audincia, os professores e representantes reforaram o pedido para que o governo prorrogue o edital atual por mais dois anos e realize a convocao imediata dos professores aprovados.
source
Com informações da Assembleia Legislativa de São Paulo



