Como parte da celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, o grupo de dança Wall se apresentou na sexta-feira (3), saguão do Paço Municipal (Centro Histórico), com muito samba e Axé Music. A apresentação integra a ampla programação organizada pela Prefeitura, com contexto histórico e cultural em vários espaços da Cidade (veja abaixo).

Integrante do grupo de dança e também destaque da Escola de Samba União Imperial,  a educadora física Cláudia Waléria Rodrigues falou da importância da data e suas manifestações. “Celebrar a data não significa um ato de protesto, mas de mostrarmos com carinho e respeito que continuamos lutando para ocupar espaços com igualdade”.

 

ORIGEM DA DATA

A origem Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi articulada pela Rede de Mulheres Afro-Latino Americanas e Afro-Caribenhas em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A data também está incluída no Calendário Oficial de Eventos de Santos, oficializada no Município pela Lei nº 3.991/2022.

A programação é realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), de Cultura (Secult), Educação (Seduc) e das Prefeituras Regionais (Sepref), em parceria com o coletivo AfroTu.

A titular da Semulher, Nina Barbosa, prestigiou a apresentação e considera todas as atividades deste mês como uma oportunidade de aprofundar a reflexão sobre igualdade de direitos. “Temos um papel importante nessa interlocução e por isso envolvemos outras secretarias, sociedade civil e grupo de mulheres negras para que essa celebração aconteça com maior abrangência porque a luta é grande”.

PROGRAMAÇÃO

8/7 – 14h – Palestra “Saúde da População Negra”, com a Dra. Thayana Evangelista, no 5º andar do Paço Municipal (Centro Histórico)

15/7 – 10h Visita ao Quilombo do Pai Felipe, com o guia Ivo Miguel Evangelista

16/7 – 14h30 – Oficina de Incensos Ancestrais, com Carla Macedo, na Casa da Mulher (Av. Rangel Pestana. 150 – Vila Mathias)

17/7 – 14h30 – Oficina “Ervas que Curam”, com a terapeuta Sirlei Camilo, na Casa da Mulher

20/7 – 15h Oficina de Tranças e Penteados, com Lika Borges, na Casa da Mulher

21/7 – 15h Roda de Conversa “Eu Mulher Empreendedora”, com Kelly “Kelluma” Aguiar, na Casa da Mulher

22/7 – 15h – Apresentação do Coral Sênior Vilas Criativas, sob regência de Edi Velani, na escadaria interna do Paço Municipal

23/7 – 15h – Roda de Conversa “Mulheres Negras: do apagamento histórico ao reconhecimento” (atividade interna), na UME Oswaldo Justo

23/7 – 17h – Roda de Conversa “Mulheres Negras: do apagamento histórico ao reconhecimento” (atividade interna), na UME Padre Francisco Leite

24/7 -14h30 – Palestra sobre Violência Doméstica, com a Dra. Tatiana Evangelista Santos, na Casa da Mulher

24/7 – 19h Roda de Conversa “Mulheres Negras que Inspiram”, no Espaço do Educador Santista (Av. Bernardino de Campos, 355 – Campo Grande

29/7 – 9h30 – Tour pelo Cemitério do Paquetá – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com os guias Elen Miranda e Carlos Eduardo da Cruz

29/7 – 16h – Roda de Conversa “Eu Mulher Trans e Preta”, na Casa da Mulher 31/7 – 14h30 – Encontro de Velhas Guardas de Escolas de Samba, na Praça Mauá (Centro Histórico)

De 1º a 31/7 – Exibição de vídeos curtos com mulheres negras, produzidos pela Secretaria da Mulher

De 21 a 31/7 – 9h – Exposição “Nossas Mulheres – Servidoras das Prefeituras”, no saguão do Paço Municipal (Centro Histórico)

 

Esta iniciativa contempla o item 4 e 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade e Igualdade de Gênero. Conheça os outros artigos dos ODS.

source
Com informações da Prefeitura de Santos

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version