Paula Pessoa

Mobilidade Urbana

Colaborou a estagiária Flavia Souza

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do programa EducaMob (Educação para Mobilidade), realizou nesta terça-feira (14) uma palestra voltada à segurança no trânsito em uma instituição privada da cidade. 

A iniciativa reuniu teoria e dinâmicas interativas com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Conscientização

Durante o encontro, a equipe do EducaMob apresentou relatos e notícias recentes de sinistros de trânsito registrados no município, mostrando como essas ocorrências impactam o cotidiano da população. 

Foram abordados temas essenciais para a preservação de vidas, como os perigos da associação entre álcool e direção e a importância dos equipamentos de proteção, além de outras condutas indispensáveis para a segurança viária e o papel de cada cidadão na construção de uma mobilidade mais segura. 

A atividade também promoveu uma reflexão sobre a meta de reduzir a zero o número de fatalidades no trânsito, reforçando que nenhuma morte é aceitável. 

Atividade prática e impacto

Após a apresentação teórica, os participantes foram convidados a passar por uma experiência prática com o uso de óculos simuladores de embriaguez. No exercício, o desafio consistia em percorrer um circuito sinuoso entre cones e tentar acertar uma bolinha dentro de um copo posicionado logo abaixo das mãos. 

A dificuldade em realizar a tarefa, que parece simples, evidenciou de forma segura e controlada os efeitos imediatos do álcool na coordenação motora, no reflexo e na percepção de distância, mesmo em pequenas quantidades.

Balanço e crescimento em 2026

Pensando na segurança viária do município, o EducaMob vem ampliando cada vez mais suas ações. No comparativo do primeiro semestre (janeiro a junho), o programa registrou um aumento de 6,76% no número de atividades e de 5,59% no público alcançado em relação ao mesmo período do ano passado.

Neste ano, já foram realizadas 79 ações (entre palestras e eventos públicos), impactando 89.205 pessoas. No mesmo período de 2025, haviam sido registradas 74 ações, com 84.485 munícipes alcançados.

As ações integradas são desenvolvidas ao longo de todo o ano pela equipe do EducaMob e fazem parte do programa de políticas públicas do município. 

Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras gratuitas de trânsito podem fazer a solicitação pelo e-mail: semob.educamob@sjc.sp.gov.br.

MAIS NOTÍCIAS

Mobilidade Urbana

source
Com informações da Prefeitura de São José dos Campos

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version