Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições
Formação promovida pela Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com o MEC e a SME, oferece 125 vagas para profissionais da Educação Bilíngue de Surdos
Publicado em: 15/07/2026 17h25 | Atualizado em: 15/07/2026
Estão abertas as inscrições para o curso Literatura Infantil em Libras: Metodologias e Práticas Pedagógicas, formação voltada aos profissionais que atuam na Educação Bilíngue de estudantes surdos. A iniciativa é promovida pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/DIPEBS), com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME). A divulgação é realizada pela SME/COPED/DIEE e pela EMFORPEF/SME.
O curso tem como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Literatura Infantil em Libras, contribuindo para a qualificação do trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede e para o fortalecimento da Educação Bilíngue de Surdos.
A formação será realizada na modalidade à distância, com aula inaugural presencial e disponibilizará 125 vagas. Os participantes que concluírem todas as atividades previstas receberão certificado emitido pela Universidade Federal de Uberlândia.
As iniciaram no dia 13 de julho e vão até o dia 25, por meio do formulário eletrônico anexado aqui. A confirmação da inscrição será enviada para o endereço de e-mail informado no momento do cadastro.
A aula inaugural presencial ocorrerá no dia 1º de agosto de 2026 das 8h às 17h30, no CEFORP – Centro de Formação de Profissionais da Educação, localizado na Rua Estado de Israel, 200, Vila Clementino, em São Paulo.
A iniciativa reforça o compromisso da SME com a formação continuada dos profissionais da rede e com o aprimoramento das práticas relacionadas ao ensino da literatura infantil em Libras, ampliando o repertório pedagógico da Educação Bilíngue de estudantes surdos.
source
Com informações da Prefeitura de São Paulo



