
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou, nesta quinta-feira (2), em parceria com a Associao Brasileira das Empresas de Software (Abes) e a Associao Brasileira de Relaes Institucionais e Governamentais (Abrig), um debate sobre a transformao social por meio de experincias em educao, incluso e inovao.
Foram apresentadas trs iniciativas vencedoras do Prmio Marco Maciel 2025 na categoria Sociedade Civil Organizada. A abertura foi conduzida por Eliezer Costa, do ILP e a mediao foi feita ela vice-presidente da Abrig, Cynthia Cury.
Conexo com a natureza
A primeira apresentao foi da pedagoga Lesly Monrat, presidente do Instituto Trilhas de Criana, organizao que conquistou o primeiro lugar da categoria no Prmio Marco Maciel 2025. Fundado em 2016 em Florianpolis (SC), o instituto atua h dez anos com foco em iniciativas educativas ao ar livre voltadas ao protagonismo infantil, fortalecimento comunitrio e valorizao do patrimnio ambiental e cultural.
Segundo Lesly, o projeto j atendeu mais de 10 mil pessoas em cerca de 20 municpios. Ela alertou sobre o “dficit de natureza” que afeta as novas geraes, cada vez mais confinadas em ambientes fechados e diante de telas. “Nossa viso transformar essas crianas em embaixadoras da natureza de forma gratuita e democrtica”, afirmou.
Incluso no mercado digital
A diretora de Inovao e Fomento da Associao Brasileira de Empresas de Softwares (Abes), Jamile Sabatini Marques, detalhou o projeto “ABES RH Tech: Incluso Produtiva para um Brasil Mais Digital”. A ao consiste em um ecossistema digital gratuito voltado qualificao profissional, empregabilidade e incluso produtiva no setor de tecnologia.
A plataforma, que j registrou mais de 40 mil acessos, funciona como um centro de integrao entre empresas contratantes e pessoas em busca de capacitao, com foco na diversidade. “A iniciativa nasceu de uma necessidade de mercado identificada na academia e levada para a Abes para ampliar a participao do setor de software e reduzir as desigualdades”, explicou Marques.
Impacto social no Nordeste
O encerramento dos painis coube ao administrador de empresas Diego Augusto dos Santos Souza, presidente do SIM Instituto Social (Servio Integral de Misses).
Ele apresentou o case “Razes de Transformao: A Jornada de Impacto Social no Serto do Piau”, que obteve o segundo lugar na premiao de 2025. O projeto atua h seis anos no combate vulnerabilidade extrema e como uma incubadora de autonomia para a populao sertaneja.
O instituto atende atualmente cerca de 400 pessoas por ms em uma cidade de 4 mil habitantes, desenvolvendo oito frentes de trabalho. “Ns estamos capacitando as pessoas e j atingimos 10% da populao local”. Alm disso, o dirigente relatou os desafios estruturais da regio e ressaltou que a organizao distribuiu 12 mil toneladas de alimentos no ltimo ano com o apoio de voluntrios e parceiros.
As discusses promovidas alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentvel (ODSs) da Organizao das Naes Unidas (ONU), especificamente o ODS 4 (Educao de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econmico), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentveis) e ODS 13 (Ao Contra a Mudana Global do Clima).
O evento completo est disponvel no canal oficial do ILP:
source
Com informações da Assembleia Legislativa de São Paulo




