Capacitação reuniu profissionais de Franco da Rocha e Francisco Morato e fortalece a fiscalização, a segurança viária e a mobilidade urbana

A Prefeitura de Franco da Rocha realizou, na última sexta-feira (3), a formatura da primeira turma do Curso de Formação de Agentes da Autoridade de Trânsito. Promovida pela Secretaria de Segurança Cidadã e Mobilidade Urbana, a cerimônia aconteceu no auditório da Fatec e marcou a conclusão da capacitação de 20 profissionais preparados para atuar na fiscalização, operação, orientação e educação para o trânsito.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Lorena Oliveira, do secretário de Segurança Cidadã e Mobilidade Urbana Ricardo Moreira, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) José de Lima Cardoso, do instrutor e paraninfo da turma Paulo Libânio, de representantes do Detran-SP, das forças de segurança da região e familiares.
Ministrado por instrutores do Centro de Treinamento da GCM de Franco da Rocha, o curso capacitou 20 profissionais, entre guardas de Franco da Rocha e Francisco Morato, habilitando-os para atuar como agentes da autoridade de trânsito. Ao longo de 200 horas de formação, os participantes receberam aulas sobre legislação de trânsito com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), formação operacional, educação para o trânsito, treinamento psicológico e procedimentos de fiscalização, incluindo atividades práticas de autuação acompanhadas pelos instrutores.


Além de fortalecer a atuação dos profissionais nas vias públicas, a iniciativa representa um avanço para a administração municipal. Com a formação realizada por instrutores da própria Prefeitura, o município amplia sua capacidade de qualificação técnica e reduz custos com a contratação de empresas especializadas para esse tipo de treinamento.
Para a prefeita Lorena Oliveira, formar agentes da autoridade de trânsito é investir na preservação da vida. “Um profissional bem preparado atua com conhecimento técnico, equilíbrio e responsabilidade, garantindo que a fiscalização seja realizada com segurança, respeito à legislação e foco na proteção dos franco-rochenses. É uma podermos contribuir para o fortalecimento da segurança viária de toda a nossa região”, destacou a prefeita.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Mobilidade Urbana, Ricardo Moreira, a criação do curso representa um marco para a administração municipal. “Hoje Franco da Rocha passa a contar com estrutura e profissionais qualificados para formar seus próprios agentes da autoridade de trânsito. Isso fortalece a nossa capacidade técnica, reduz gastos com contratações externas e garante que possamos investir continuamente na qualificação dos nossos servidores”, afirmou.


Entre os formandos, o agente de trânsito Ribeiro ressaltou a qualidade do curso que, segundo ele, trouxe conhecimento técnico para diferentes situações vivenciadas diariamente nas ruas. “Eu já atuo no trânsito e com a capacitação o meu trabalho se torna mais completo. Tivemos uma aprendizagem excelente. Tudo o que vamos utilizar em nosso dia a dia, aprendemos de forma teórica e prática, tanto com os instrutores, quanto com a GCM”, declarou o servidor.
A capacitação passa a integrar a política de formação permanente dos agentes da autoridade de trânsito, assegurando atualização técnica sempre que houver mudanças Código de Trânsito Brasileiro ou a publicação de novas normas e portarias relacionadas à área.
source
Com informações da Prefeitura de Franco da Rocha




