Secretaria de Cultura


Passeio gratuito será no próximo dia 26 de julho e levará participantes para conhecer a história, a biodiversidade e a importância ambiental do Parque Municipal Francisco Affonso de Mello

15 de julho de 2026



Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre às 9 horas da próxima segunda-feira (20/07) as inscrições para mais uma edição do programa Pró-Memória – Roteiros do Patrimônio. Desta vez, o passeio levará os participantes ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo, um dos principais patrimônios ambientais da cidade, na Serra do Itapety. A atividade será realizada no dia 26 de julho (domingo) e contará com acompanhamento da guia Débora Mello.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente por meio de formulário on-line, disponível a partir do dia 20 de julho. As vagas são limitadas a 45 participantes e serão preenchidas por ordem de inscrição.

O embarque acontecerá às 8h30, no Largo do Senhor Bom Jesus, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes. A saída está prevista para as 9 horas, em ônibus fretado pela organização. A chegada ao Parque Municipal será às 9h30, com visita monitorada pelo espaço. O retorno ocorrerá às 11h30, com desembarque previsto para as 12h no mesmo local de partida.

A secretária municipal de Cultura, Eliana Mangini, destaca que o programa amplia o conhecimento da população sobre o patrimônio mogiano em suas diferentes dimensões. “O programa Roteiros do Patrimônio proporciona experiências que aproximam as pessoas da história, da cultura e das riquezas naturais de Mogi das Cruzes. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de conhecer um dos mais importantes patrimônios ambientais da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização do nosso território”, afirma.

Localizado na Serra do Itapety, o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo é considerado um dos principais remanescentes de Mata Atlântica da região e um importante centro de preservação ambiental. Com área de 352,3 hectares, o espaço abriga uma rica biodiversidade, reunindo 372 espécies vegetais, entre árvores, arbustos e orquídeas, além de 207 espécies de aves, 62 de mamíferos e 40 de anfíbios.

O parque também é referência para pesquisadores e para a educação ambiental, oferecendo visitas monitoradas, Centro de Visitantes e trilhas interpretativas que permitem ao público conhecer de perto a fauna, a flora e a importância da conservação da Serra do Itapety.

O programa Pró-Memória – Roteiros do Patrimônio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que promove passeios guiados por locais de relevância histórica, cultural e ambiental de Mogi das Cruzes, incentivando a preservação da memória e a valorização do patrimônio do município.

As inscrições poderão ser realizadas a partir de segunda-feira (20/07), a partir das 9 horas, por meio de formulário on-line, disponível no link (https://forms.gle/ZKSugEk6pu35anyPA). Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

(Programação sujeita a alterações. Ação com inscrições gratuitas)

Roteiros do Patrimônio – Edição Parque Municipal

Data: 26 de julho de 2026 (domingo)

Local de partida: Largo do Bom Jesus – Centro Histórico

Inscrições a partir das 9h, do dia 20/07/2026, pelo link: https://forms.gle/ZKSugEk6pu35anyPA

Programação

8h30 | Embarque no Largo do Senhor Bom Jesus – Centro Histórico

9h | Saída em ônibus fretado

9h30 | Chegada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello

11h30 | Retorno

12h | Desembarque no Largo do Senhor Bom Jesus – Centro Histórico

source
Com informações da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version