Implantada em agosto de 2025, a ferramenta, desenvolvida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, substituiu processos manuais por registros digitais e estruturados. Por meio do sistema, as equipes conseguem abrir ocorrências em poucos segundos, consultar informações atualizadas e compartilhar os dados em tempo real entre os profissionais com acesso à plataforma.
Entre os registros realizados neste primeiro ano, destacam-se 6.665 ações de policiamento ostensivo e 6.497 de fiscalização e policiamento em operações, que, juntas, representam mais de 13 mil registros.
Para o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, o primeiro ano demonstra como a tecnologia passou a contribuir diretamente para a rotina e o planejamento da segurança municipal.
“Completar um ano de utilização do CAD representa um avanço importante para a segurança pública de São Vicente. A ferramenta trouxe mais agilidade aos atendimentos, organização das informações e maior integração entre as equipes. Hoje, conseguimos transformar os dados das ocorrências em informações que auxiliam o planejamento e tornam o emprego da Guarda Civil Municipal mais eficiente. É mais tecnologia, inteligência e rapidez a serviço da população”, afirma.
Inteligência para planejar
Além de tornar o registro mais ágil, o CAD permite transformar o grande volume de informações produzido diariamente em inteligência. Os dados ajudam a identificar locais com maior incidência de determinadas ocorrências, acompanhar o histórico dos atendimentos e direcionar equipes e operações de acordo com as necessidades de cada região.
A plataforma também disponibiliza informações integradas e atualizadas sobre suspeitos e ocorrências, permitindo que os agentes tenham mais elementos durante os atendimentos e que a corporação utilize o histórico registrado para o planejamento de ações futuras.
“Agora, as ocorrências atendidas pela GCM são registradas de forma digital por meio de tablets nas viaturas. Além das informações-padrão, como a qualificação dos envolvidos e o histórico dos fatos, podem ser anexadas fotos e vídeos. Isso trouxe muito mais agilidade e profissionalismo na prestação do serviço à população”, explica o comandante da GCM, Rodrigo Coutinho.
Após um ano de funcionamento, o CAD integra o processo de modernização da segurança municipal, que busca combinar a presença da GCM nas ruas com tecnologia e inteligência para ampliar a capacidade de prevenção e resposta às ocorrências em São Vicente.
source
Com informações da Prefeitura de São Vicente
