.
Por unanimidade (12 votos), o plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quarta-feira (19), projeto do vereador Siufarne do Cidade Salvador (PL) que cria programa de saúde pública voltado ao atendimento rápido de pacientes com suspeita ou confirmação de câncer, em Jacareí.

Denominado “Tempo Vital”, o programa envolve a assistência rápida a pacientes diagnosticados ou com suspeita de, além do câncer, também doenças autoimunes, reumatológicas e doenças raras – aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos.

De acordo com as diretrizes, o Sistema Único de Saúde (SUS) municipal terá o prazo de até cinco dias úteis para o encaminhamento e consulta com clínico geral, caso o paciente necessite de triagem inicial na rede pública. E até 30 dias para o encaminhamento e consulta médica com especialista, contados a partir do laudo médico inicial que indique a suspeita oncológica.

“Os prazos serão aplicados a todos os pacientes triados pelas Unidades Municipais de Saúde da Família, mediante encaminhamento e relatório de suspeita oncológica emitidos por médicos devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina”, disse Siufarne, durante a defesa do projeto.

Já os casos de pacientes triados com suspeita de doença reumatológica, autoimune ou rara, os prazos serão de até 30 dias para a realização de consulta com médico especialista, e de até 45 dias para a realização e emissão de laudos de exames laboratoriais de autoimunidade (como FAN, Fator Reumatoide, AntiCCP), exames genéticos básicos ou exames de imagem de alta complexidade, regulados pelo município (necessários para fechar o diagnóstico).

A Lei segue para sanção ou veto do prefeito e entra em vigor seis meses após a publicação no Boletim Oficial do Município.

Violência doméstica – Os projetos de lei dos vereadores Paulinho dos Condutores (Podemos) e Juex Almeida (PP), que tratam sobre o enfrentamento da violência doméstica, foram aprovados. O de Paulinho foi aprovado (porém com um voto contrário do vereador Gabriel Belém (PSB)). O de Juex foi aprovado por unanimidade.

Paulinho dos Condutores cria, com seu projeto, a Semana Municipal de Enfrentamento da Dependência Emocional em Favor das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de março, com o objetivo de promover ações de conscientização, prevenção e apoio a mulheres que enfrentam dependência emocional relacionada à violência doméstica.

A medida segue para aprovação ou veto do prefeito e entra em vigor na data de publicação no Boletim Oficial do Município.

Já o projeto de autoria do vereador Juex cria o Cadastro Único de Violência Doméstica, com o objetivo de unificar as informações de atendimento nas áreas de saúde, assistência social, segurança e educação, para evitar a duplicidade de registros e garantir celeridade para acesso aos benefícios como Auxílio-Aluguel e o Programa Qualifica Jacareí.

O tratamento e o compartilhamento das informações serão feitos de forma sigilosa, com acesso restrito a servidores e a anonimização de dados para fins de publicação de relatórios estatísticos de transparência passiva ou ativa”, afirmou Almeida.

O texto segue para sanção ou veto do prefeito e entra em vigor quatro meses após a publicação no Boletim Oficial do Município.

Meio ambiente – O parlamento retomou discussão de projeto do prefeito Celso Florêncio, que que altera a lei sobre o armazenamento e transporte de resíduos da construção civil. Este mesmo projeto havia sido retirado da sessão do dia 12 de agosto.

A modificação proposta inclui o parágrafo VI no artigo 23 da Lei Municipal nº 4.854/2005, indicando que o depósito de resíduos da construção civil em local não regulamentado (inscrito no inciso XI do artigo 23 da Lei) deixa de ser uma proibição para se tornar uma avaliação caso a caso, a ser realizada pela Prefeitura, para possível notificação do responsável e retirada dos resíduos.

Durante a discussão em plenário, o vereador Luís Flávio (PT) alegou que o projeto não condiz ao previsto na Lei Federal nº 6.938/1981, que institui a Política Nacional do Meio Ambiente. Segundo o parlamentar, a Lei impõe ao poluidor e ao predador, a obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados.

Em outras palavras, o que o projeto pretende é ‘passar o pano’ para quem comete crime ambiental em Jacareí”, disse.

Ainda na Tribuna, Luís Flávio solicitou o adiamento da votação da matéria por quatro sessões, pedido que foi negado pelo plenário.

O vereador Paulinho dos Condutores e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho do Esporte, ambos do Podemos, também pediram o adiamento da proposta por duas e uma sessão, respectivamente. No primeiro, o pedido foi rejeitado e, no segundo, o parlamento aceitou o adiamento da votação para a sessão ordinária de 26 de agosto.

A sessão ordinária é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS, e do canal do YouTube da TV.

source
Com informações da Câmara de Jacareí

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

.
Exit mobile version