A cena teatral da Baixada Santista e do Vale do Ribeira ganha destaque a partir desta quarta-feira (9), com o início da 4ª edição do Festival de Teatro de Praia Grande. A abertura oficial será realizada no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, com a apresentação gratuita internacional “Esperando al Coyote: Tragicrónica de la Farándula Criolla”, do Equador.
A montagem integra a programação da 8ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, e aborda a migração ilegal a partir da história de três artistas populares que aguardam a chegada de um misterioso “coiote”, na esperança de encontrar uma vida melhor. Para assistir o espetáculo basta retirar os ingressos antecipados pelo (www.sescsp.org.br), pelo app Credencial Sesc SP ou (centralrelacionamento.sescsp.org.br).
As apresentações dos grupos e companhias selecionados para o festival começam oficialmente nesta quinta-feira (10) e seguem nos dias 11, 12, 17, 18 e 19 de setembro. Todas as atividades serão realizadas no Teatro Serafim Gonzalez, dentro do Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, no bairro Boqueirão.
Com o objetivo de valorizar a diversidade teatral, divulgar as produções regionais e contribuir para a formação artística e de público, o festival contará com duas categorias. A Competitiva de Espetáculos reúne montagens infantis e adultas, com duração mínima de 40 e máxima de 80 minutos. Já a Mostra de Cenas Teatrais, voltada à apreciação do público, contempla cenas infantis, estudantis e adultas, com duração entre 10 e 15 minutos.
Ao todo, foram selecionados sete espetáculos adultos, seis espetáculos infantis e nove cenas teatrais. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por três pareceristas técnicos, responsáveis pela análise e classificação das produções.
Ingressos – As apresentações terão opções gratuitas e pagas. Para os espetáculos gratuitos, a retirada dos ingressos deverá ser feita no próprio complexo cultural, com 30 minutos de antecedência em relação ao horário da sessão, conforme disponibilidade.
Nas produções pagas, os ingressos terão valor popular de R$ 10. A comercialização e a retirada serão realizadas diretamente com os responsáveis por cada montagem. A renda obtida será destinada integralmente aos participantes, como forma de auxiliar nos custos das produções e incentivar a participação no festival.
Premiação – Além das apresentações, o festival terá uma cerimônia de premiação, prevista para o dia 26 de setembro, também no Teatro Serafim Gonzalez.
Serão premiados os três primeiros colocados nas categorias Espetáculo Infantil e Espetáculo Adulto, de acordo com a avaliação dos pareceristas técnicos. Também serão entregues troféus aos destaques nas categorias Direção, Ator, Atriz, Texto Original, Texto Adaptado, Iluminação, Cenografia, Figurino, Maquiagem e Trilha Sonora.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, a realização do festival reforça o papel do município na valorização e disseminação do teatro na região. “O festival, que já está em sua quarta edição, coloca nossa cidade em destaque e abre portas para artistas de toda a região apresentarem seus trabalhos. Temos espetáculos gratuitos e outros com valores simbólicos, garantindo o acesso do público e, ao mesmo tempo, valorizando a produção dos artistas. A expectativa é de uma edição de sucesso”, destacou o responsável pela pasta da Sectur.
O 4º Festival de Teatro é uma realização da Prefeitura de Praia Grande, em parceria com o CultSP Pro, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
MIRADA – O Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas é realizado bienalmente pelo Sesc São Paulo e reúne espetáculos de teatro, dança e performance de países da América Latina, Portugal e Espanha.
A programação ocupa teatros, ruas e espaços alternativos da Baixada Santista. Em 2026, a 8ª edição ocorre de 3 a 13 de setembro e celebra os 80 anos do Sesc, tendo o Equador como país homenageado.
Confira a programação completa do festival e dos participantes selecionados para participar:
Dia 09/09 (quarta)
19h45 – Cerimônia de abertura do 4º Festival de Teatro de Praia Grande
20h – Espetáculo do Equador “Esperando al Coyote: Tragicrónica de la Farándula Criolla” (8ª edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas) – Sesc São Paulo
Gratuito – Ingressos pelo www.sescsp.org.br, pelo app Credencial Sesc SP ou centralrelacionamento.sescsp.org.br
Dia 10/09 (quinta)
Mostra de cenas – adulto
19h30 – Ecos de Ofélia – Grupo Artístico Manamanah (livre)
19h50 – Baú de Histórias – Resíduo Coletivo (12 anos)
20h10 – Vazios Programados – Cia. Teatral Saga (12 anos)
20h30 – O Homem da Flor na Boca – Taetro de Teatro (14 anos)
20h50 – Histeria Feminina – Coletivo Histeria (16 anos)
Gratuito – Ingressos entregues a partir de 30 minutos antes do início do espetáculo
Dia 11/09 (sexta)
Mostra de cenas – infantil
16h – Retorno do Rei – Teatro, Arte e Realidade
16h20 – Alice no País das Maravilhas – Academia Estudantil de Letras (AEL)
16h40 – Pássaros Terrestres – Núcleo de Teatro Tentáculo Mímico (livre)
Gratuito – Ingressos entregues a partir de 30 minutos antes do início do espetáculo
Dia 12/09 (sábado)
Espetáculo infantil
14h – Navegar – Grupo Caixa Preta de Teatro – Associação Companhia das Artes
Gênero: Realismo fantástico
Diretor: Fernando Barbosa
Duração: 58 minutos
Classificação indicativa: livre
Gratuito – Ingressos entregues a partir de 30 minutos antes do início do espetáculo
Espetáculo adulto
19h – Trama & Trama – Vibrarte
Gênero: Farsa
Diretora: Elly Gomes
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos (10 reais): 13 99700-1922
Espetáculo adulto
21h – Sonho sem Nome – Cia. Cão sem Plumas
Gênero: Comédia
Diretor: Murillo Rodrigues
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos (10 reais): 13 98194-9912
Dia 17/09 (quinta)
Espetáculo infantil
14h – Palhaços à Obra – Cia. Labor
Gênero: Infantil – tema circo
Diretor: Wanderlei de Rosis Leal
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos (10 reais): 11 99350-2979
Espetáculo adulto
18h30 – Redação – Cia. Teatral Os Impostores
Gênero: Comédia
Diretora: Rodney Pimentell
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos (10 reais): 13 99643-9628
Espetáculo adulto
20h30 – Ensaio de um Sonho de Verão – Grupo Harmonia
Gênero: Comédia
Diretora: Maria Tornatore
Duração: 42 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos (10 reais): 13 99109-6944
Dia 18/09 (sexta)
Espetáculo infantil
14h – Aquele que Diz Sim / Aquele que Diz Não – Bertolt Brecht – Academia Estudantil de Letras (AEL)
Gênero: Infantojuvenil, teatro épico
Diretor: Juliano Lourenço Ferreira de Moraes
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Gratuito – Ingressos entregues a partir de 30 minutos antes do início do espetáculo
Espetáculo infantil
16h – O Mágico de Oz – Vibrarte
Gênero: Infantil/Fantasia
Diretora: Elly Gomes
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos (10 reais): 13 99700-1922
Espetáculo adulto
18h30 – Enclownsurados – Uma Travessia ao Caos
Gênero: Palhaçaria contemporânea
Diretora: Rejane Maria Barbosa
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos (10 reais): 79 98167-1212
Dia 19/09 (sábado)
Espetáculo infantil
14h – Tribunal Encantado – Ribalta
Gênero: Comédia
Diretor: Hillary Rodrigues
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
Gratuito – Ingressos entregues a partir de 30 minutos antes do início do espetáculo
Espetáculo infantil
16h – Super Fantástico – De Volta à Infância – O Musical
Gênero: Teatro musical
Diretor: Betho Frantinelli
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos (10 reais): 13 98149-8719
Espetáculo adulto
18h30 – No Agudo Tudo é Híbrido – Tentáculo Mímico
Gênero: Drama com elementos de comédia e sátira política
Diretor: Kleber Fernando
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos (10 reais): 13 99802-3141
Espetáculo adulto
20h30 – Pássaros Negros Não Voam – Cia. Dons de Teatro Musical
Gênero: Musical
Diretor: Betho Frantinelli
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos (10 reais): 13 99134-6211
source
Com informações da Prefeitura de Praia Grande
