A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, atuou em diferentes ocorrências registradas entre os dias 4 e 7 de setembro de 2026, em diversas regiões de Bragança Paulista. As ações envolveram ocorrências de furto, localização e apreensão de materiais e violência doméstica.
Ocorrências de 4 de setembro
No dia 04 de setembro, o Grupo de Operações com Cães (Canil), com apoio das equipes, atendeu uma ocorrência de furto em andamento no supermercado Mercadão, localizado na Avenida Santa Isabel, no bairro Vila Aparecida.
Durante patrulhamento, a equipe recebeu informações sobre um indivíduo que estaria subtraindo diversos produtos do estabelecimento. No local, funcionários haviam conseguido contê-lo.
Segundo as informações apresentadas à equipe, o indivíduo teria colocado diversos frascos de desodorante em suas vestes e deixado o estabelecimento sem realizar o pagamento. Durante a tentativa de contenção, uma funcionária teria sido empurrada, sofrendo uma lesão aparente em um dos braços.
Foram apreendidos 19 desodorantes, dois macarrões instantâneos, um pacote de bolacha e uma porção de maconha. O envolvido foi conduzido ao Plantão Policial para as providências de Polícia Judiciária. Diante da violência empregada após a subtração, a ocorrência foi apresentada como, em tese, roubo impróprio, previsto no artigo 157, § 1º, do Código Penal.
Ainda no dia 04 de setembro, a Equipe Delta, com apoio do Centro de Controle Operacional (CCO), realizou uma ocorrência de localização e apreensão na Avenida São Lourenço, nas proximidades do Parque da Juventude.
Durante um ponto de visibilidade, a equipe visualizou uma intensa fumaça preta proveniente das imediações da avenida e deslocou-se para averiguação. Em um terreno baldio, foram encontrados dois indivíduos realizando a queima de fios de cobre e cabos telefônicos.
Os envolvidos foram abordados e encaminhados ao Plantão Policial juntamente com os materiais localizados. Ao todo, foram apreendidos 2,3 kg de cabos telefônicos e 1,4 kg de cobre, totalizando 3,7 kg.
Ocorrências de 5 de setembro
No dia 05 de setembro, a Equipe Alpha foi acionada pelo Centro de Controle Operacional para atendimento de uma ocorrência de violência doméstica na Rua Santa Bárbara, 745.
A ação contou com diversas equipes. No local, a equipe fez contato com a vítima, que relatou danos causados dentro da residência e informou que o envolvido havia deixado o imóvel.
Após buscas pela região, o indivíduo foi localizado e abordado na Avenida Princesa Isabel. Conforme o registro da ocorrência, durante a abordagem houve desacato aos agentes.
As partes foram encaminhadas ao Plantão Policial para as providências cabíveis. Após análise da autoridade policial, a prisão foi ratificada, permanecendo o envolvido à disposição da Justiça para posterior audiência de custódia.
Em outra ocorrência, um indivíduo que se encontrava na UPA Vila Davi foi atendido pela equipe médica e, após ser liberado, conduzido ao Plantão Policial. Durante consulta, foi constatada a existência de mandado de prisão relacionado a tráfico de entorpecentes e à Lei Maria da Penha.
Ocorrência de 7 de setembro
Já no dia 07 de setembro, a GCM atendeu uma ocorrência de furto na Perfumaria Padron, localizada na Rua Cel. Teófilo Leme, 1304.
Durante patrulhamento pela Avenida Antônio Pires Pimentel, a equipe foi acionada por populares, que informaram sobre um indivíduo que havia fugido de um estabelecimento comercial.
As características foram repassadas ao Centro de Controle Operacional, que coordenou as buscas. O indivíduo foi localizado pela Equipe ROM, na Rua Campos Sales.
As equipes realizaram diligências e identificaram o estabelecimento envolvido como a Perfumaria Padron. Parte dos produtos subtraídos havia sido recuperada pela própria equipe do estabelecimento.
Ao todo, foram recuperados quatro kits de shampoo. O envolvido foi conduzido ao Plantão Policial, onde foi elaborado o flagrante, permanecendo à disposição da Justiça para apresentação em audiência de custódia.
As ocorrências reforçam a atuação preventiva e operacional da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista, com emprego de equipes especializadas, patrulhamento em diferentes regiões e integração por meio do Centro de Controle Operacional.
A atuação da GCM integra as ações da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil voltadas à prevenção, atendimento de ocorrências e proteção da população, contribuindo para a segurança e a tranquilidade dos bragantinos.
source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista
