Nei José Sant’Anna
Saúde
O Hospital Municipal de São José dos Campos recebeu certificado de excelência pelas ações desenvolvidas para identificação, diagnóstico e viabilização de potenciais doadores para captação de órgãos e tecidos. O documento foi entregue na terça-feira (1º), durante o Encontro das Equipes Hospitalares de Doação para Transplante do Estado de São Paulo (EEDOT), realizado em São Paulo.
Representando o hospital, receberam o certificado a enfermeira Karina Higa e a psicóloga Tania Daoud Miranda, integrantes da Equipe Hospitalar de Doação para Transplantes (E-DOT).
Promovido pela Central Estadual de Transplantes de São Paulo, o encontro termina nesta quarta-feira (2), reunindo profissionais das equipes hospitalares de doação e das organizações de procura de órgãos (OPO) de todo o estado. O objetivo é integrar os profissionais envolvidos no processo, compartilhar experiências e discutir estratégias para ampliar a identificação e a efetivação de doadores.
Motivação para o trabalho
O EEDOT também abordou temas como os desafios na doação de órgãos, a manutenção hemodinâmica do potencial doador, a ética no processo de doação, os indicadores de monitoramento das E-DOTs e estratégias de organização do sistema de transplantes para ampliar o número de doadores efetivos.
Para Karina, o certificado tem um papel importante na valorização do trabalho realizado. Ela ressalta que a participação no encontro representa uma oportunidade de troca de experiências e aprimoramento das práticas relacionadas à doação de órgãos.
“Esse reconhecimento tem um caráter motivacional”, disse a enfermeira. “Incentiva as equipes a continuarem buscando a excelência no serviço e a cada ano alcançar resultados melhores. Além disso, o evento traz atualização e conhecimento, contribuindo para nossa formação profissional e melhorando nosso desempenho.”

Certificado entregue pela Central Estadual de Transplantes ao HM | Foto: Divulgação
Atuação integrada
No Hospital Municipal, esse trabalho envolve uma atuação integrada de diferentes profissionais, desde a identificação do potencial doador e o diagnóstico de morte encefálica até o acolhimento e orientação dos familiares e viabilização da captação.
Os resultados demonstram a importância desse trabalho. Somente em 2026, até agosto, o Hospital Municipal viabilizou sete doações, que resultaram na captação de 37 órgãos e tecidos que puderam ser destinados a pacientes que aguardavam por um transplante.
Outro indicador que chama a atenção é o índice de autorização familiar. No período, cerca de 67% das famílias abordadas autorizaram a doação, percentual superior à média nacional, que gira em torno de 50%.
Setembro Verde
O certificado chega justamente no Setembro Verde, período que amplia a discussão sobre a importância da doação de órgãos e busca sensibilizar a população para um gesto que pode beneficiar várias pessoas que aguardam por um transplante.
Para o hospital, o reconhecimento durante o EEDOT representa a valorização do trabalho cotidiano de todos os profissionais envolvidos no processo.
O Hospital Municipal é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos gerenciada há 20 anos pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
MAIS NOTÍCIAS
Saúde
source
Com informações da Prefeitura de São José dos Campos


