.

Com ingressos esgotados mesmo com o tempo chuvoso, o Walking Tour Especial da Independência levou moradores e turistas a uma manhã de história pelo Centro de Santos neste sábado (5).

O roteiro foi dedicado à trajetória de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patrono da Independência, e percorreu espaços ligados à memória do santista que teve papel fundamental na história do Brasil.

Promovido pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), o passeio começou na Praça Mauá, com visita monitorada ao Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura. Inaugurado em 1939 e construído durante o período áureo do café, o edifício preserva características originais, como mármore italiano, madeira de jacarandá, vitrais e lustres de cristal da Boêmia.

O público conheceu espaços como o saguão principal e o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio. 

A servidora pública estadual Fabiana Forceto, de 51 anos, moradora de São Paulo, aproveitou o feriado para visitar Santos. “Estou encantada com a beleza da construção e com os detalhes preservados. Estou aproveitando para tirar fotos e conhecer mais sobre a história de Santos e de José Bonifácio. O Centro é lindo”, contou.

MEMÓRIA DA INDEPENDÊNCIA

Depois do Palácio, o grupo seguiu pelas ruas do Centro Histórico até o Pantheon dos Andradas, onde estão sepultados José Bonifácio e seus irmãos Antonio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel. Inaugurado em 1923, o espaço ocupa a área da antiga portaria do Convento do Carmo e preserva parte importante da memória da família Andrada.

O guia de turismo Eric Araújo destacou a importância de aproximar moradores e visitantes dos locais relacionados à história da Cidade e do País. “José Bonifácio nasceu em Santos e teve papel fundamental na Independência. Muitas vezes, as pessoas passam por esses espaços sem imaginar a importância histórica que eles têm”.

PROGRAMAÇÃO

A atividade integra as celebrações do 7 de Setembro, que terão ainda o tradicional Desfile Cívico-Militar, nesta segunda-feira (7), a partir das 9h, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, Ponta da Praia.

O evento reunirá 1.370 estudantes, além de entidades, forças de segurança e militares.  

MAIS CAMINHADAS

As inscrições para os walking tours da Setur devem ser feitas antecipadamente pelo site https://turismosantos.com.br/pt-br. A programação completa também pode ser conferida no Instagram @turismosantos.

 

Esta iniciativa contempla os itens 4 e 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade e Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os outros artigos dos ODS

 

source
Com informações da Prefeitura de Santos

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

.
Exit mobile version