Projeto Água para Todos mantém atendimento emergencial enquanto Sabesp implanta estrutura para abastecimento individualizado na área rural
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com a Sabesp, está avançando na implantação da infraestrutura necessária para o abastecimento individualizado das famílias do Lago Azul – Horto, na área rural do município.
Desde 28 de agosto, equipes da Sabesp trabalham no local com máquinas e equipamentos para a abertura dos acessos e a implantação das tubulações que irão integrar um sistema de abastecimento híbrido, ampliando as condições de acesso à água potável para as residências.
Enquanto as obras avançam, o Projeto Água para Todos, da Secretaria de Habitação, mantém o atendimento emergencial a oito residências, onde vivem 28 pessoas que não possuem poço ou nascente. O abastecimento é realizado duas vezes por semana, com a distribuição de aproximadamente 72 mil litros de água potável por semana.
A água disponibilizada pela Sabesp é transportada pelo caminhão-pipa da Secretaria de Habitação, com o trabalho de um servidor público e dois ajudantes do Programa PEAD.
Além do abastecimento, o projeto realiza acompanhamento social semestral, ações socioeducativas, campanhas de prevenção e orientações sobre utilização, consumo consciente e armazenamento adequado da água. Dessa forma, as famílias permanecem acompanhadas ao longo do ano, enquanto são buscadas soluções permanentes para o abastecimento.
“Estamos trabalhando para que o atendimento emergencial seja, gradativamente, substituído por uma solução estruturante. A parceria com a Sabesp permite avançar na implantação da infraestrutura, enquanto a Habitação continua garantindo água potável e acompanhando as famílias”, destacou o secretário de Habitação, Francisco César “Chicão”.
Para a diretora de Habitação, Monique Dias, a atuação no Lago Azul – Horto reúne infraestrutura e acompanhamento social. “O Água para Todos não é apenas a entrega de água. É uma política pública que acompanha as famílias, orienta, previne e busca construir soluções permanentes. No Lago Azul – Horto, estamos garantindo a água no presente e trabalhando para assegurar um abastecimento individualizado no futuro”, afirmou.
Projeto reconhecido pelos ODS
O Projeto Água para Todos integra as iniciativas da Prefeitura relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS 6 – Água Potável e Saneamento. A iniciativa também contribuiu para o reconhecimento de Pindamonhangaba no âmbito dos ODS, integrando as ações consideradas para a conquista do Selo Prata ODS 2026 pelo município.
source
Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba




