
(Fotos: Anny Melatte)
Visando preparar a rede pública de saúde para os desafios de 2026, a Prefeitura de Mongaguá, em parceria com o Departamento Regional de Saúde (DRS-IV – Baixada Santista), realizou, nesta terça-feira (20), uma capacitação estratégica voltada ao enfrentamento das arboviroses. O treinamento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) e reuniu cerca de 86 profissionais, entre médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
A atividade teve como foco alinhar o atendimento às diretrizes mais recentes do Ministério da Saúde para o controle da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e, especialmente, da Febre Oropouche. A integração entre as equipes das unidades de saúde e os agentes de campo foi destacada como o pilar central para garantir diagnósticos ágeis e o controle eficaz dos vetores.
Durante o encontro, especialistas do DRS-IV apresentaram orientações sobre o manejo clínico adequado, abordando critérios de suspeição, classificação de risco e atenção prioritária aos grupos mais vulneráveis. Também foi detalhado o fluxo de coleta e envio de amostras ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), assegurando precisão no monitoramento epidemiológico.
“A rapidez na notificação compulsória permite que a gestão municipal adote medidas de controle em tempo oportuno. Cada profissional tem um papel estratégico na interrupção da cadeia de transmissão”, destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Nadya Gurgel.
A capacitação incluiu ainda a análise do panorama epidemiológico da Baixada Santista. Com base nos índices de densidade larvária apurados em 2025, as equipes planejaram ações preventivas para este período de verão, focando na identificação de situações de risco e na orientação direta à população nos bairros. Com dados atualizados, o município busca ampliar a qualidade da resposta assistencial e reduzir o impacto das doenças no território.
A Prefeitura de Mongaguá destaca a importância da colaboração dos moradores no combate às doenças. Denúncias sobre possíveis criadouros podem ser feitas diretamente aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), à Vigilância Epidemiológica ou por meio da Ouvidoria Municipal.
Em caso de sintomas como febre alta, dores nas articulações ou manchas vermelhas pelo corpo, o munícipe deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação e manejo clínico adequados.
source
Com informações da Prefeitura de Mongágua




