Vereador Ni parabeniza prefeita por resgatar a tradicional festa da uva fina

0

Vereador Ni PDT elogia volta da festa de uva finaNa sessão ordinária, na terça-feira, dia 19, o vereador Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni (foto), parabenizou a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (Podemos), por resgatar a Festa da Uva Fina (Feufi) cuja 40ª edição ocorrerá de 11 a 15 de outubro próximo no Complexo Esportivo Gothard Kaesemodel Júnior, o antigo Birutão, no Parque Dourado. Para ele, a gestora acerta ao voltar a promover o tradicional evento na cidade. “Por isso, merece os nossos elogios”, explicou Ni.

Já Priscila Gambale afirmou que o retorno da Feufi é um presente para a população ferrazense. A prefeita acrescentou ainda que o evento será gratuito e com entrada solidária por meio da troca de ingressos para todos os shows, ou seja, de um quilo de alimento não perecível a ser doado para o Fundo Social de Solidariedade (FSS). Os pontos de troca, por sua vez, deverão ser divulgados em breve. O espaço contará com uma decoração especial, praça de alimentação, estandes de artesanato e parque de diversão.

A programação musical da tradicional festa terá no dia 11, o show da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, no dia seguinte (feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida) a cantora Simone Mendes e no dia 13, o cantor Luan Santana. No dia 14, será a vez da dupla feminina Maiara e Maraísa e no dia 15 no encerramento o público assistirá o cantor Alexandre Pires. A 40ª edição da Feufi acontece em comemoração aos 70 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

A primeira versão do evento ocorreu em 1962 e a última em 2012. Considerado o berço da uva itália no país, Ferraz foi agraciado pelo trabalho inicial do agrônomo Luciano Poletti que trouxe as três primeiras mudas da planta, em 1927. Na época, a introdução da variedade não foi bem-sucedida, mas anos depois o cultivo já aclimatado deu os primeiros resultados positivos. O auge aconteceu em 1942, quando o aluno de Luciano Poletti, Sussumu Ussui, formou o primeiro pomar comercial, com cerca de 500 videiras no Cambiri.

Por Pedro Ferreira, em 22/09/2023.

source
Com informações da Suzano TV

Anúncios

Deixe uma resposta