O Fundo Social de Solidariedade, com a presença da presidente do órgão e primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, recebeu alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Convivência Carlos Aparecido Ramos, neste sábado (30/09), no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, no centro, para garantir atendimentos especiais referentes ao “Programa da Boa Visão 2023”. Na ocasião, foram organizadas consultas para 189 pessoas que já haviam passado por uma triagem promovida pelas próprias entidades, que realizaram os pré-testes reveladores de eventuais problemas relacionados à saúde ocular.
Conforme já vem ocorrendo nos atendimentos para o público com idade igual ou superior a 60 anos, desde o início de agosto, e para crianças de 3 a 8 anos, desde o fim do mesmo mês, o processo de consultas foi realizado em um espaço devidamente equipado, com uma cadeira oftalmológica pronta para a realização de exames. Participaram das avaliações os médicos especializados da Secretaria Municipal de Saúde e o direcionamento do fluxo contou com o apoio de integrantes da Guarda Mirim de Suzano.
A partir das informações colhidas nas consultas, serão confeccionados os óculos indicados para cada necessidade, com as lentes adequadas e a armação da preferência de cada um, que serão entregues a partir da última semana de novembro. Somando com o dia de atividades dedicado às crianças da Apae e do Centro de Convivência, já foram realizadas 6.371 consultas nas cinco primeiras semanas de atendimento ao público infantil. Alunos das escolas públicas estaduais e municipais de Suzano e do Serviço Social da Indústria (Sesi) também estão sendo contemplados pelo programa. Somente na rede municipal, 25 mil estudantes já passaram pela triagem, com o auxílio de profissionais da Secretaria de Educação.
Para o público com idade superior a 60 anos, foram realizados três mil atendimentos. Deste total, 2,8 mil estão retirando seus óculos nesta semana, no subsolo do Paço Municipal, entre 9 e 15 horas. Há ainda 200 moradores dessa faixa etária que passarão por cirurgia de catarata, conforme orientação médica, e serão avaliados novamente para que sejam preparados os óculos com as características indicadas.
Larissa Ashiuchi destacou que o “Programa da Boa Visão” tem alcançado uma parcela importante da população suzanense. “Com os atendimentos voltados para as crianças e as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, conseguimos melhorar a qualidade de vida de milhares de munícipes. Temos um olhar atento e carinhoso às entidades de nossa cidade e a todos os alunos das redes municipal e estadual. Promovemos orientações constantes para os profissionais da Educação, com o objetivo de capacitá-los para identificar os alunos que precisam passar por avaliação”, ressaltou a primeira-dama.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano