Educação registrou 4.283 novas matrículas no período, com o suporte dos novos equipamentos abertos, incluindo oito escolas e 15 creches comunitárias

A inauguração da Escola Municipal Professora Santina Marotto Iório, no Jardim Gardênia Azul (rua Norberto da Silveira, 153), realizada neste sábado (20/04), marcou a entrega da 23ª unidade de ensino pela Prefeitura de Suzano em sete anos. Entre o final de 2016, que registrava 23.466 crianças matriculadas, e o início de 2024, com 27.749 alunos integrados à rede, a Secretaria de Educação garantiu mais 4.283 vagas, distribuídas em 282 novas turmas.

O aumento da oferta foi proporcionado com o  suporte dos equipamentos disponibilizados neste período, incluindo oito escolas municipais e 15 creches comunitárias. Os números foram destacados pelo titular da pasta Leandro Bassini, que fez longo e emocionante discurso durante a cerimônia, exaltando as conquistas que revelam a transformação do município, com os investimentos em infraestrutura, na qualificação dos profissionais, no material didático, nas refeições, em tecnologia e no apoio às crianças com necessidades especiais.

“Era o momento de falarmos sobre o que tem sido feito nos últimos anos  para mostrarmos o valor que damos aos alunos na cidade de Suzano. Garantimos 100 mil refeições por dia; convocamos aproximadamente mil profissionais para a secretaria; viabilizamos o currículo municipal, para que o professor também tivesse condições de se aprimorar continuamente; organizamos o Fórum Municipal de Educação, para debater as políticas públicas para o setor; adquirimos 5 mil chromebooks para darmos suporte ao aprendizado; proporcionamos transporte escolar para 3 mil crianças com acessibilidade; investimos R$ 11 milhões em kit escolar e outros R$ 6,5 milhões em material do Sesi; atendemos mais de 4 mil alunos por ano com o Passe Livre Estudantil; garantimos MBA na Fundação Getúlio Vargas para nossos gestores e professores; estamos realizando a segunda edição do EducaShow; e criamos o programa ‘Cola Aí – Minha Escola na TV’. Enfim, muitas conquistas para uma cidade que está olhando para o futuro e investindo no seu presente”, elencou o titular da pasta.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi falou em “discurso memorável” ao se referir às palavras do secretário Leandro Bassini, enaltecendo a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Educação na cidade. “O que nós estamos fazendo é uma revolução no município. Nossa gestão está sendo um marco na história de Suzano e isso também se deve à equipe de trabalho conduzida pelo secretário Bassini. Nossa cidade cresce a cada dia, dando o suporte devido aos alunos, para que consigamos formar grandes cidadãos. Investimos continuamente na estrutura de excelência, amparada nos equipamentos entregues nesses anos, que garantem a cada vez mais crianças um ensino de qualidade”, destacou o chefe do Executivo, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, a primeira-dama Larissa Ashiuchi.

Mais vagas

Para o público de 0 a 3 anos, em pouco mais de sete anos, foi garantido um acréscimo de 2.463 vagas, considerando que em 2016 eram  4.453 crianças matriculadas e em 2024 este número saltou para 6.916 alunos, distribuídos em 129 novas turmas, nas creches próprias e também comunitárias. Em relação à pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos, foram contabilizadas novas 471 matrículas, ao se comparar o balanço verificado em 2016, que registrava 7.692, e o número de 2024, com 8.163 matriculados, distribuídos em 58 novas turmas. No que diz respeito ao ensino fundamental, que contempla o público de 6 a 10 anos, houve aumento de 1.480 vagas, ao comparar os 11.006 alunos de 2016 com os 12.486 de 2024, divididos em 97 novas turmas.

O aumento da oferta de vagas começou a ser notado em 4 de fevereiro de 2017, com a inauguração da Escola Municipal Ângelo Garcia (rua Alcides Pizzolito, s/nº – Jardim Casa Branca). Ainda naquele ano, em 1º de abril, foi entregue a Escola Municipal Professora Marisa Barboza Faria (estrada Takashi Kobata, 1600 – Jardim Europa). Em 2018, no dia 5 de março, foi aberta a Escola Municipal Heleno José dos Santos (rua Mario Bochetti, 170 – Cidade Miguel Badra).

Já em 2020, no dia 2 de fevereiro, foi entregue a Escola Municipal Professora Vera Lúcia Miranda (rua Eunice Cerqueira Inocêncio, 410 – Jardim Quaresmeira) e também naquele ano, em 13 de agosto, foi inaugurada a Escola Municipal Zaira Assen Torrano (rua Claudionor Rosa de Lima, 1, Residencial Nova América). Já em 2023, no dia 21 de janeiro, foi aberta a Escola Municipal Professora Ana Maria Barbosa Garcia (rua Fernando Fiamini, 120 – Parque Maria Helena) e, no mês seguinte, em 4 de fevereiro, ficou pronta a Escola Municipal Tomi Ashiuchi (rua Lhubinko Rajkov, 90 – Jardim Saúde).

Mais creches

A inauguração de novas escolas municipais esteve acompanhada, neste período,  das parcerias que proporcionaram mais vagas para o público de 0 a 3 anos. Já no primeiro ano da gestão, em 2017, foram abertas cinco creches comunitárias, incluindo as unidades geridas pela entidade Kolping nos bairros do Sesc – Núcleo II (rua Agnaldo Cursino, 89) e do Jardim São José – Núcleo I (rua Jamaica, 156);  e também pela Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis) no centro (rua Dr. Campos Sales, 151), no Jardim Suzano (rua João Augusto, 209) e na Vila Urupês (rua Tokuzo Terazaki, 98).

Em 2019, foram entregues as unidades da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aame) no Miguel Badra Alto (avenida Miguel Badra, 751) e do Instituto Virtutis no Jardim Europa (estrada Takashi Kobata, 735). Já em 2022, foram abertas as unidades da Aamae no Jardim Casa Branca (rua Tereza Haguihara Cardoso, 905), na Cidade Boa Vista (rua Jayme Leme, 67) e na Vila Urupês (rua Madame Pommery, 874), além da creche do Parque Maria Helena, gerida pelo Instituto Thadeu José de Moraes – ITJM (rua Thimoteo Umbriaco, 303) e da unidade administrada pelo Instituto Virtutis no Jardim Varan (rua Paulo Sampaio, 365). Em 2023, foram inauguradas creches da entidade Kolping no Miguel Badra Alto (rua Igreja Evangélica Unificados por Cristo, 561) e no Miguel Badra Baixo (rua José Ferreira Neves), assim como a creche gerida pela Aadvis na Vila Amorim (rua Gato Cinzento, 244).

Estrutura

A nova unidade instalada no Jardim Gardênia Azul terá capacidade para atender 480 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, divididos em 16 turmas. As atividades deverão ser iniciadas no mês de maio, quando serão recebidos estudantes vindos das Escolas Municipais José Celestino Sanches (rua Paulo Sampaio, 50 – Jardim Varan), Sérgio Simão (rua Roberto Ferreira Ribas, 101 – Jardim Europa) e Professora Ana Rita Gomes (rua Mauro Bonifácio de Souza, 169 – Jardim Margareth).

Ao todo, o prédio tem 1.750 metros quadrados (m²) de área construída, com oito salas de aula, cozinha, refeitório, sanitários e salas para diretoria, coordenação e professores, além de espaço multiuso. As obras e o financiamento ficaram sob responsabilidade da construtora MRV, seguindo um projeto desenvolvido pela prefeitura. A instalação da unidade é fruto de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) elaborado pela administração municipal, que levou em consideração a implantação de empreendimentos imobiliários na localidade onde o prédio foi construído.

Cerimônia

A solenidade de entrega deste 23º equipamento de ensino desde 2017 também foi marcada por homenagens à professora Santina Marotto Iório, que dá nome à unidade, às ex-diretoras da Escola Municipal Antônio Marques Figueira, Keiko Shimada e Rosane de Carvalho Pinto, que trabalhou com Santina, e aos moradores do Jardim Gardênia Azul Maria das Dores da Silva e José Manoel da Silva. Compareceram ao evento a nora da professora, Cleide Iório, e seus netos, Fernando e Fábio Iório.

“É uma honra para nós estarmos aqui neste momento, inaugurando uma escola que receberá o nome da minha avó e que contribuirá com o ensino de tantos suzanenses. Quero agradecer aos professores presentes e ao prefeito. A cidade só tem a ganhar com a abertura dessa unidade”, disse Fábio Iório.

O vereador Pedro Ishi falou em nome da Câmara e destacou a contribuição da Escola Municipal Professora Santina Marotto Iório para a Educação da cidade. “Temos mais uma prova da atuação e da responsabilidade da administração municipal ao vermos mais  um equipamento como este sendo entregue. Temos que dar os parabéns a todos que participaram deste processo. Suzano será grata por muitos anos por tudo que tem sido feito pelos nossos cidadãos”, ressaltou Ishi.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi finalizou a cerimônia com uma mensagem carinhosa para todos que terão a oportunidade de ver seus filhos estudando na nova unidade da rede municipal. “Tudo que fazemos é por meio da parceria com as famílias. Nosso trabalho é proporcionar um ambiente saudável para que possamos dar a base necessária aos nossos alunos, e no futuro vejamos eles se tornando grandes médicos, dentistas, engenheiros, professores. Todos saindo de uma escola pública de muita qualidade”, completou.

Presenças

Também participaram da cerimônia os secretários municipais Afrânio Evaristo da Silva (Chefia de Gabinete e Segurança Cidadã); Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social); Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação); Cintia Lira (Administração); Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); Alex Santos (Governo); e Diego Ferreira (Saúde).

Por parte do Legislativo marcaram presença os vereadores Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Artur Takayama; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Gerice Lione; e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena.

Representando a construtora MRV, responsável pela construção do equipamento, estavam na solenidade a diretora de Desenvolvimento Imobiliário, Camila Fiuza; a gerente de Desenvolvimento Imobiliário, Gisele Osti; o gerente de Engenharia, Arnaldo Nonaka; e os engenheiros Lucas Martins e Matheus Fernandes.

Ainda prestigiaram a atividade a dirigente regional de Ensino, Mara Bioto; a gestora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita; e o padre Luiz Alberto Hidalgo, da Paróquia Santa Rita de Cássia.



Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Anúncios

Deixe uma resposta