Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Limeira lança Selo Agro como parte das comemorações do Bicentenário

9 de maio de 2026

Bibliotecas Municipais de Sorocaba terão contação de história em homenagem ao Dia das Mães

9 de maio de 2026

SMA – Pregão ELETRÔNICO Nº 90014/2026

9 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Destaque » Moda circular infantil estrutura um novo segmento no varejo

Moda circular infantil estrutura um novo segmento no varejo

RedacaoBy Redacao10 de setembro de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 1630
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Um mercado antes marginalizado ganhou escala e estrutura no Brasil, desafiando o consumo tradicional no setor de roupas infantis. A moda circular infantil, antes realizada de forma informal, tem se consolidado como um modelo sustentável e econômico, atraindo a atenção de empreendedores e consumidores
O Brasil vive uma transformação no varejo infantil: modelos de moda circular vêm estruturando um novo segmento no mercado, combinando sustentabilidade, economia colaborativa e geração de renda local. Redes como a Cresci e Perdi, fundada em 2014 no interior de São Paulo, criaram processos padronizados para compra e venda de roupas, calçados, brinquedos e acessórios usados, profissionalizando um setor antes restrito a brechós informais e trocas familiares. Hoje, a rede ultrapassou a marca de 600 unidades, consolidando a moda infantil reutilizável como destaque no franchising nacional.

Nos últimos anos, o setor de franquias no país cresceu cerca de 13% em faturamento, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), enquanto modelos ligados à economia circular vêm ganhando relevância junto aos consumidores conscientes. Globalmente, a indústria da moda é responsável por cerca de 10% das emissões de gases de efeito estufa e gera aproximadamente 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano, dos quais menos de 1% é reciclado em novas roupas, de acordo com análises da Deloitte e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP). No Brasil, iniciativas como a Cresci e Perdi ampliam o ciclo de vida dos têxteis, descentralizam o abastecimento e influenciam economias locais.

Uma virada de paradigma no consumo de moda infantil

Estudos do Sebrae indicam que, por muitos anos, o mercado de roupas infantis usadas no Brasil operou de forma predominantemente informal — por meio de brechós domésticos, bazares comunitários ou trocas entre famílias — sem padronização e com alcance restrito.

Dados da própria instituição mostram que entre 2010 e 2015 houve um crescimento de 210% dos brechós e da venda de roupas usadas no país. Entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, o número de estabelecimentos desse segmento aumentou em 48,5%.

Enxergando no consumo infantil um setor estratégico para estruturar cadeias sustentáveis de varejo, a Cresci e Perdi desempenhou um papel central nesse processo. Fundada em São Paulo, a rede criou um modelo que levou curadoria e padronização ao fluxo de compra e venda de roupas usadas. Ao mesmo tempo, introduziu processos como categorização por tamanho e estação, protocolos para triagem e estratégias visuais que fizeram as lojas se assemelharem ao varejo tradicional.

“Estruturamos processos que antes eram completamente inexistentes no segmento de moda circular infantil. Hoje, geramos um impacto na economia circular que conecta famílias, empreendedores e consumidores de forma colaborativa”, afirma Saulo Alves, co-fundador da Cresci e Perdi.

Dados que destacam a relevância do modelo

Além de ocupar um espaço importante dentro do mercado de franquias, o modelo estruturado pela marca prova, com números, que a moda circular infantil é uma alternativa viável e escalável no varejo brasileiro:

  • Em 2023, a rede alcançou a marca de 500 unidades em operação no Brasil, totalizando mais de 30 mil itens renovados por loja, incluindo roupas, calçados e acessórios;
  • Entre 2021 e 2022, o faturamento da franqueadora saltou de R$ 11,6 milhões para R$ 25,3 milhões, segundo levantamento da Exame/BTG Pactual;

Os dados apresentados descrevem a condição da moda circular infantil no que se refere à atração de investidores e sua relação com aspectos sociais e ambientais.

Descentralização que fomenta economias locais

O formato descentralizado é um dos aspectos mais interessantes na atuação da Cresci e Perdi. Cada unidade franqueada opera como um hub local de economia circular, comprando roupas diretamente da comunidade e transformando-as em itens acessíveis para outros consumidores da mesma região.

Diferente de franquias tradicionais, em que os produtos são fabricados centralmente e distribuídos para as lojas, na rede o estoque é 100% obtido localmente. Esse modelo reduz custos com transporte e logística, ao mesmo tempo que evita desperdícios, já que cada unidade se adapta às necessidades e preferências regionais.

Como destaca Alan, ex-bancário que se tornou franqueado no Paraná: “A configuração do modelo conecta empreendedores aos consumidores locais“.

Casos que ilustram transformação econômica e sustentabilidade social

O modelo também fomentou o ingresso de empreendedores de diferentes origens e trajetórias no mercado. O impacto vai além do faturamento, conectando propósito pessoal e oportunidade de crescimento profissional:

  • Jéssica, ex-professora do estado de São Paulo, relata que ter uma unidade na sua cidade trouxe conexão com o público local: “Hoje, temos consumidores fidelizados por acreditarem que a reutilização é uma maneira prática de unir economia e responsabilidade ambiental. Além disso, famílias da cidade enxergam na revenda uma alternativa econômica para renovar o guarda-roupa infantil”, explica.
  • Luana, ex-dentista em Minas Gerais, descreve: “Conseguimos não só gerar renda, mas também conscientizar a comunidade de que o consumo responsável pode ser mais simples do que parece”.

Os relatos apresentados indicam a viabilidade econômica e a acessibilidade da moda circular infantil para empreendedores que adaptam o modelo às especificidades locais.

Desafios e projeções futuras

“Implementar um modelo de economia circular infantil sob uma lógica descentralizada traz desafios complexos, como garantir a padronização da experiência de compra em lojas que operam em realidades regionais distintas. Contudo, os esforços para manter treinamentos contínuos, protocolos claros e o acompanhamento próximo dos franqueados mitigam esses desafios”, complementa Saulo Alves, co-fundador da rede.

As projeções para o futuro do setor são promissoras: segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), modelos baseados na economia circular têm potencial de gerar milhões de empregos no mundo até 2030, enquanto auxiliam na redução de impactos ambientais.

320237?partnerId=33


source
Com informações do Portal Comunique -se

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Mulheres vítimas de violência têm direito a transporte gratuito por aplicativo em SP
  • PROCESSO LICITATÓRIO Nº 000302/2025 – PREGÃO ELETRÔNICO Nº 000109/2025
  • 2ª Etapa da Liga Paulista de Pickleball acontece neste final de semana
  • SECRETARIA DE CULTURA DE ITAQUÁ APONTA AVANÇOS NO SETOR EM 2024
  • Prêmio Hely Lopes Meirelles de Gestão Pública é entregue em Sessão Solene na Câmara
  • PREGÃO ELETRÔNICO Nº 0059/2025 – CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROPAGANDA VOLANTE, ATRAVÉS DE CARRO DE SOM
  • Projeto de Lei do Legislativo nº 109/2025
  • 25/09/2025
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

O enfraquecimento da Advocacia em tempos de relativização de normas e de abusos do Judiciário

3 de maio de 2026

Esquizofrenia pode ter origem na formação do cérebro

11 de fevereiro de 2026

Integração de dados impulsiona eficiência e amadurece gestão

10 de fevereiro de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
Seguir no Instagram

Limeira lança Selo Agro como parte das comemorações do Bicentenário

9 de maio de 2026

Bibliotecas Municipais de Sorocaba terão contação de história em homenagem ao Dia das Mães

9 de maio de 2026

SMA – Pregão ELETRÔNICO Nº 90014/2026

9 de maio de 2026

Novas sedes dos Caps já tem local definido para construção

9 de maio de 2026

SELETIVO EDUCAÇÃO Nº 003/2026

9 de maio de 2026

Inauguração Pavimentação e drenagem no bairro Colinas 1

9 de maio de 2026

Assistidas do Centro Dia do Idoso ganham festa especial pelo Dia das Mães

9 de maio de 2026

Caravana 3D: Obras de saneamento beneficiam mais de 438 mil pessoas no Alto Tietê

9 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d