Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Software odontológico gratuito atinge mais de 8.500 usuários

16 de julho de 2026

The Peccata Mundi™ Music Universe – Part 1

16 de julho de 2026

Sebrae-SP realiza curso ‘Turbine seu Negócio’ para MEIs em São Carlos

16 de julho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Osasco » Osasco conquista o Selo Ouro na Certificação ODS 2025

Osasco conquista o Selo Ouro na Certificação ODS 2025

RedacaoBy Redacao12 de setembro de 2025Nenhum comentário7 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 2283
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Texto: Olga Liotta (colaboração de Gloria Maria, estagiária supervisionada)
Fotos: Justino Alencar

O Instituto ODS concedeu à cidade de Osasco o Selo Ouro no Ciclo de Certificação ODS 2025, em reconhecimento ao cumprimento das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A entrega da certificação ocorreu durante a Conferência Nacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no Teatro Municipal Glória Giglio, na terça-feira, 9 de setembro. A cidade de Osasco foi escolhida pelo Instituto ODS para a promoção do evento.

A Prefeitura de Osasco apresentou 17 projetos para avaliação e todos foram aprovados, resultando em uma nota geral de 9,37 — sendo 10 a pontuação máxima. Esse resultado representa um avanço significativo e uma conquista expressiva para o município, que demonstrou excelência no atendimento aos objetivos da Agenda 2030, com foco em responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e boas práticas de governança.

A conquista do Selo Ouro por Osasco não é apenas um reconhecimento simbólico; ela posiciona o município como referência nacional e internacional em políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Eder Máximo.

“É um marco que reforça o compromisso da cidade e da administração pública com o futuro. Trabalhamos diariamente para aprimorar nossas ações e oferecer melhores políticas públicas à população, tendo os ODS como guia estratégico. É evidente que o prefeito Gerson Pessoa e toda a equipe estão muito satisfeitos com essa classificação. No entanto, mais importante do que o cumprimento de metas é a promoção da qualidade de vida dos cidadãos. O selo reconhece o trabalho que estamos realizando, mas ninguém faz nada sozinho. Os ODS representam um esforço conjunto entre sociedade civil e governos, unidos pela valorização da vida e pela preservação do ambiente que a Mãe-Terra nos oferece. Que possamos incorporar esses objetivos não apenas na gestão pública e no trabalho, mas também em nossos lares, junto às nossas crianças e jovens”, destacou Eder.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gabriela Pessoa, também celebrou a conquista. “Estou muito feliz e grata por estar aqui recebendo o Selo Ouro da Certificação ODS, concedido ao nosso projeto Espaço Mãos no Futuro. Além disso, é motivo de grande orgulho ver Osasco certificada em 17 projetos, sendo uma grande referência em todo o mundo. O Espaço Mãos no Futuro é um serviço que oferece qualificação profissional aos munícipes, promovendo autonomia financeira e incentivando a criação de seus próprios negócios. Ver esse espaço transformar vidas é algo que enche meu coração de alegria”, ressaltou.

justino alencar 1 scaled

Ao todo, participaram 141 organizações dos setores público, privado e do terceiro setor, incluindo Osasco. Entre os participantes estavam mais de 85 cidades brasileiras de 25 estados, além do Distrito Federal, e a cidade de Luanda, em Angola, a primeira organização internacional a integrar a certificação ODS. Vale destacar que o português é a língua oficial de Angola e predominante em Luanda, o que reforça os laços culturais e a cooperação internacional no âmbito dos ODS.

“Obtivemos um grande engajamento, quase laureamos todo o país, apenas o Tocantins ficou de fora. Mas avançamos significativamente na pauta da sustentabilidade, e o Brasil se consolida como uma grande referência”, ressaltou a mediadora Doutora Honoris Causa em Sustentabilidade, Priscila Brustin, bióloga, especialista em Gestão Ambiental e ESG, e coordenadora do Programa de Certificação ODS no Instituto ODS.

O ciclo 2025 teve 467 projetos certificados dos 519 submetidos à certificação e 57 organizações seladas, entre as categorias: Selo Projeto Impacto (9), Selo Bronze (21), Selo Prata (11) e Selo Ouro (16), sendo o melhor resultado já alcançado nos últimos seis anos, segundo o Instituto ODS.

“A maior importância que o instituto vê para as cidades e as instituições participantes é deixar um legado e fazer frutificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável onde quer que a gente esteja e seja, essa é a missão mais importante do Instituto. É, literalmente, levar adiante o maior bem que temos que é o nosso planeta”, afirmou Carolina Ferreira Freitas, vice-presidente do Instituto ODS.

justino alencar 8 1

A Mesa de Discussão Moderada contou com a participação de diversos convidados especiais, entre eles Renato Schattan, gerente de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Yuris Benites, diretor de Turismo no Itaipu Parquetec; desembargador Carmo Antônio de Souza, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP); Fábio Passos Padula, analista de Negócios do Departamento de Urbanismo da Secretaria Executiva de Projetos e Cidade da Seplag Osasco; Waleska Del Pietro, engenheira agrônoma, mestre em Agricultura e Ambiente, e consultora em Cidades Inteligentes; Alexandra Pontieri, diretora de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco; e Mia Mamede, Miss Brasil 2022 (Espírito Santo), porta-voz dos ODS e embaixadora do Selo ODS no Brasil.

A certificação é concedida em quatro níveis: Selo Projeto de Impacto – contempla 1 ODS; Selo Bronze – contempla de 2 a 7 ODS; Selo Prata – contempla de 8 a 16 ODS e Selo Ouro – contempla todos os 17 ODS.

justino alencar 7 scaled

Os 17 projetos da Prefeitura de Osasco aprovados e certificados pelo Selo Ouro no Ciclo de Certificação ODS 2025 são:

  1. Eixo Verde / Agricultura Urbana (Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda)
  2. Reforma de Modernização do Banco de Alimentos de Osasco (Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social)
  3. Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)
  4. Projeto Libras para Todos (Secretaria de Assistência Social)
  5. Casa de Passagem (Secretaria da Mulher)
  6. Semana da Água 2025 de Osasco (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)
  7. Implementação do Transporte Público Sustentável 100% Elétrico (CMTO)
  8. Formação para Redes Socioassistencial (Secretaria de Assistência Social)
  9. Programa Osasco Sem Papel (Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico)
  10. Espaço Mãos do Futuro (Fundo Social de Solidariedade)
  11. Atendimento Habitacional para Famílias do Bolsa Aluguel – Empreendimento CCA Parque Raposo – CDHU (Secretaria de Habitação/parceria)
  12. Ecoponto Jardim Veloso (Secretaria de Serviços e Obras)
  13. NUDEC – Frente das Mulheres (Defesa Civil)
  14. Território em Foco: Osasco Pelo Clima (Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com o Delibera Brasil)
  15. Urbanização Jardim Rochdale – Fase I (Secretaria de Habitação)
  16. 7ª Conferência Municipal da Cidade de Osasco (Secretaria de Habitação)
  17. Termo de Referência de Mapeamento de Riscos Climáticos (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)

Dentre os 17 projetos de Osasco, destacam-se os dos itens 6, 11, 15 e 16 que receberam nota máxima (10) pela auditoria.

“Apresentar esses resultados é uma forma de prestação de contas à sociedade. As organizações estão fazendo muito, e esse programa contribui diretamente para aprimorar a governança dos projetos”, finalizou Sabrina Ambrósio, consultora de Sustentabilidade do Instituto ODS.

A OAB Osasco – 56ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – foi reconhecida com o Selo Impacto pela campanha “Meias que Aquecem o Corpo”, uma ação solidária voltada à arrecadação de meias usadas para a confecção e distribuição de cobertores destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, organizada pela OAB Osasco com o apoio de diversos parceiros, também recebeu a certificação ODS, destacando-se no compromisso com ações de impacto social.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Lau Alencar, os secretários municipais, José Carlos Vido e Daniel Matias (titular e adjunto, respectivamente, da Secretaria de Assistência Social), Marcelo Couto Dias e Cristiane Celegato (titular e adjunto, respectivamente da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar), Talita Bottas (Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico), Érika Negreiros (interina de Governo), Vitória Silvestre (adjunta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Débora Lapas (Secretaria Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade), Caroline Cerqueira (Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência), Eric Felipe Coneglian (adjunto da Seplag), Juliano Duarte Vieira (Secretaria Executiva de Projetos e Cidade), equipe técnica e representantes das demais secretarias, entre ou

source
Com informações da Prefeitura de Osasco

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

solidariedade teatro terra
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

20ª Concha Rock

16 de julho de 2026

Obra de terraplanagem demarca área do novo Centro Especializado em Reabilitação de Hortolândia

16 de julho de 2026

Atibaia recebe mutirão “Meu Pai Tem Nome” para reconhecimento de paternidade

16 de julho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

Software odontológico gratuito atinge mais de 8.500 usuários

16 de julho de 2026

The Peccata Mundi™ Music Universe – Part 1

16 de julho de 2026

Sebrae-SP realiza curso ‘Turbine seu Negócio’ para MEIs em São Carlos

16 de julho de 2026

Artesão mineiro conquista o mundo com bolsas feitas à mão

16 de julho de 2026

Programa Fila Zero deve atender mais de 100 pessoas em julho

16 de julho de 2026

Prefeitura de Ferraz abre inscrições para 55 vagas remanescentes do POT Ferrazense – Zeladoria

16 de julho de 2026

20ª Concha Rock

16 de julho de 2026

Obras de requalificação asfáltica na rua Ipês alcançam trecho entre ruas Guilherme e Biotônico

16 de julho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check

Carregando comentários...

    %d