Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Valesca Mayssa leva mensagem de fé e louvor na primeira noite do AdoraSom

11 de maio de 2026

Prefeitura concluiu a reforma e adequação de espaços da Unidade Avançada Caputera

11 de maio de 2026

Revelação do SuperEscola, Victória Campos vai disputar o Mundial sub-20 de Atletismo

11 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Santos » World Cleanup Day retira mais de 2,8 t de resíduos em praias, rios e manguezais de Santos

World Cleanup Day retira mais de 2,8 t de resíduos em praias, rios e manguezais de Santos

RedacaoBy Redacao20 de setembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 3578
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Na manhã deste sábado (20), a Praia do Gonzaga foi um dos palcos de uma das maiores mobilizações ambientais da região. O World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), organizado pelo movimento ColaBora Mundo, reuniu mais de 170 instituições – dos setores público, privado e civil – em uma ação coletiva de conscientização e limpeza de praias, rios e manguezais da Baixada Santista, que em Santos resultou na retirada de mais de 2,8 toneladas de resíduos.

A estrutura incluiu tendas, pontos de água potável fornecidos em parceria com a Sabesp e ecopeneiras para coleta de resíduos da areia. O evento contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam).

CONSCIENTIZAÇÃO

Para o biólogo marinho e diretor-presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodriguez Schepis, a data é uma oportunidade de sensibilizar a sociedade. “Hoje o objetivo é mobilizar as pessoas para a problemática do plástico nos ambientes marinho e costeiro. Muito resíduo das comunidades em situação de vulnerabilidade acaba chegando às praias, fragmentando-se e impactando a fauna, o turismo e a pesca. É um dia para mostrar que nosso comportamento precisa mudar, começando em casa e se estendendo para os espaços coletivos”.

O professor e educador ambiental Fábio Nunes, o professor Fabião, reforçou o caráter simbólico da ação. “É uma grande festa, onde cada contribuição parece pequena, mas tem um simbolismo imenso. Hoje temos jovens, adultos, empresas e poder público juntos. Essa junção de forças está mudando o mundo. Santos, como polo e referência ambiental, mostra protagonismo diante dos desafios de recuperar manguezais e melhorar a qualidade da água”.

A vice-prefeita de Santos, Audrey Kleys, destacou o engajamento social promovido pelo evento. “É um chamamento à conscientização coletiva. Essa semente já está sendo plantada nas escolas, mas precisa ir além. Ver adolescentes participando com alegria e dizendo ‘essa sujeira não pode fazer parte do meu mundo’ renova a esperança de que estamos no caminho certo”.

VOLUNTÁRIOS

Entre os voluntários, moradores também reforçaram a importância de unir forças em prol do meio ambiente. A enfermeira Giuliana Leal Neves, de 25 anos, moradora do Embaré, ressaltou a dimensão ecológica da mobilização. “O evento é muito importante para a gente conseguir manter o nosso ecossistema equilibrado. Hoje em dia, as pessoas não têm mais essa consciência de jogar o lixo no lugar certo. Precisamos manter a praia limpa e a biodiversidade do mar viva. É um trabalho de conscientização que impacta até quem não participa, mas observa”.

Já o engenheiro civil John Cleber de Sousa Silva, de 35 anos, morador do Boqueirão, destacou o papel transformador do movimento. “Na construção civil, sabemos que geramos resíduos que podem e devem ser reaproveitados. Estar aqui é uma forma de mostrar que a destinação correta é possível. Essa ação não muda o mundo sozinha, mas inspira as pessoas a entenderem que a transformação depende da nossa postura”.

MOVIMENTO GLOBAL, IMPACTO LOCAL

O World Cleanup Day tem apoio da ONU e é reconhecido como uma das maiores ações de mobilização ambiental do planeta. Segundo a organização local, esta pode ter sido a edição mais representativa do Brasil, reunindo diferentes setores em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além de promover a limpeza, o evento reforça a necessidade de mudança de hábitos e maior responsabilidade no descarte de resíduos. Para instituições como a Autoridade Portuária de Santos, o Sebrae e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), a data também representa oportunidade de fortalecer parcerias em torno da economia azul e da educação ambiental.

 

Essa iniciativa contempla os itens 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), e 17 (Parcerias e Meios de Implementação) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Conheça todos os artigos dos ODS

source
Com informações da Prefeitura de Santos

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • ITAQUÁ REFORÇA AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE AOS ESCORPIÕES
  • Casa Paulina Porto, em Itaboraí, inaugura exposição “Penso, logo Sinto e Existo!”, de Patrícia Trasmontano
  • A PEDIDO DO VEREADOR DENIS, PRAÇA NO JARDIM MAITÊ PASSA POR MANUTENÇÃO E RECEBE NOVOS BRINQUEDOS
  • Escola Municipal Zitta de Melo Barbosa celebra o Dia da Árvore com apresentações e plantio de mudas
  • A atriz Arianne Botelho revive a aura de Helmut Newton no Baile da Sephora
  • Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso
  • Governo de Minas apresenta andamento de ações do Novo Acordo de Mariana em Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas 
  • Governo de SP oferece suporte às famílias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Dia das Mães: santistas compartilham trajetórias de amor, luta e parcerias

11 de maio de 2026

Arte ocupa praça em Santos com oficina aberta de impressão botânica

10 de maio de 2026

Programação do dia das mães nos cemitérios em Santos traz acolhimento e memória

10 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Edinho do Salão#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #edinhodosalao
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Deputado Estadual Xerife do Consumidor#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #xerifedoconsumidor
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Palhaço Bubu#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #palhaçobubu
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #silverionobre
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.#batmao  #mogidascruzes #copadomundo # marabertaiolli
#teocusatis
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Seguir no Instagram

Valesca Mayssa leva mensagem de fé e louvor na primeira noite do AdoraSom

11 de maio de 2026

Prefeitura concluiu a reforma e adequação de espaços da Unidade Avançada Caputera

11 de maio de 2026

Revelação do SuperEscola, Victória Campos vai disputar o Mundial sub-20 de Atletismo

11 de maio de 2026

Casa Lar

11 de maio de 2026

Inovar Space 2026 projeta Macaé como referência em ciência, inovação e protagonismo estudantil

11 de maio de 2026

Governo de Minas realiza terceira edição do Concurso de Redação Maio Amarelo com estudantes de escolas estaduais

11 de maio de 2026

Dia das Mães: santistas compartilham trajetórias de amor, luta e parcerias

11 de maio de 2026

Arborização urbana avança em Atibaia com ampliação do plantio de mudas

11 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d