Ao todo, 282 alunos participaram das atividades, que abordaram de forma lúdica e interativa os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante a ação, as crianças aprenderam sobre a importância de eliminar criadouros, manter recipientes bem tampados e alertar familiares sobre atitudes preventivas no dia a dia.
As atividades integram o cronograma de visitas do IEC às escolas municipais, que tem como objetivo fortalecer o conhecimento dos estudantes e multiplicar as boas práticas dentro das comunidades. Até o momento, 14 escolas e mais de 3 mil alunos já foram beneficiados com as ações educativas realizadas ao longo do ano.
“As crianças são grandes multiplicadoras das mensagens de prevenção. Quando elas entendem como o mosquito se prolifera e o que pode ser feito para evitar isso, acabam levando o aprendizado para dentro de casa e para o bairro”, destacou a agente de endemias, Juliana Gomes.
A Secretaria de Saúde relembra que o combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. Pequenas atitudes cotidianas, como verificar calhas, pratos de plantas e reservatórios, fazem toda a diferença na prevenção de novos casos no município.
source
Com informações da Prefeitura de Ubatuba




