Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

ALERTA DE UTILIDADE PÚBLICA

24 de julho de 2026

Pinda Tuning 2026 será realizado no dia 30 de agosto no Parque da Cidade

24 de julho de 2026

Ubatuba dá continuidade aos preparativos para receber Beach Car 2026

24 de julho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Suzano » Saúde alerta para faltas em 54.388 agendamentos realizados entre janeiro e setembro

Saúde alerta para faltas em 54.388 agendamentos realizados entre janeiro e setembro

RedacaoBy Redacao20 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 4100
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

18/10/2025

Saúde alerta para faltas em 54.388 agendamentos realizados entre janeiro e setembro


Balanço revela que um a cada cinco pacientes tem deixado sua vaga ociosa por não avisar com antecedência que não poderá comparecer às unidades na data e hora marcadas

A Secretaria Municipal de Saúde reforça junto à população a importância de comparecer às consultas e exames marcados nas unidades de Suzano e até mesmo naquelas localizadas fora do município, para evitar que as vagas fiquem ociosas e outros pacientes deixem de ser atendidos. Somente entre janeiro e setembro, foram registradas faltas em 54.388 agendamentos.

Esse número de faltosos equivale a 20% do número de consultas e exames marcados. Isso significa que um em cada cinco pacientes estão deixando de ser atendidos por conta de falta, somando uma média mensal de seis mil agendamentos.

Somente no último mês de setembro, 6.446 suzanense deixaram de comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde de Família (USFs) e aos demais equipamentos de saúde de Suzano e de outros municípios, após realizarem o agendamento.

Deste total, 555 foram registrados na Clínica da Família Dr. André Cano Garcia, na Cidade Boa Vista; 895 no Ambulatório de Especialidades Médicas Doutor Joracy Cruz, no Parque Santa Rosa; e 108 Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos, também no Parque Santa Rosa.

Fora do município, foram assinaladas 104 ausências no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes e 68 no Hospital das Clínicas Luzia Pinho de Melo, também em Mogi das Cruzes.

O procedimento adequado para todos que não conseguirem comparecer nos dias e horários marcados é o anúncio da desistência em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com 72 horas de antecedência, para que haja tempo hábil para a substituição por um outro paciente no sistema. A informação pode ser passada por esses locais mesmo que as marcações sejam para outras unidades de saúde de Suzano. A lista com os endereços e telefones pode ser conferida no link bit.ly/EnderecosUBS.

Além do trabalho de conscientização junto à população, a Secretaria Municipal de Saúde tem criado alternativas para lidar com essa questão. Desde o ano passado, a pasta passou a disponibilizar de um serviço de call center para estabelecer contato com os munícipes em busca da confirmação ou desistência em relação às consultas e exames. Com esse esforço, a média de faltas tem diminuído, apesar de ser significativa. Até 2023, registrava-se um índice ainda maior, de uma falta a cada três consultas e exames marcados.

Vale destacar que o problema ainda pode se agravar quando se verifica, na Secretaria de Estado da Saúde, que os atendimentos não estão sendo efetivados diante das vagas que são oferecidas. Pode haver uma redução da oferta de atendimentos nas unidades porque as estatísticas revelam pouca assiduidade nas consultas e exames. A consequência pode ser uma priorização de vagas para outros municípios, por exemplo, em caso de atendimentos em unidades de referência regionais.

O secretário de Saúde de Suzano, Diego Ferreira, pede que a população crie esse hábito de desmarcar suas consultas e exames sempre que não houver a possibilidade de comparecimento. “Em alguns casos, nosso município tem poucas vagas para exames que são muito concorridos. Assim, se uma pessoa deixa de comparecer, ela pode prejudicar uma outra que precisa muito desse exame. Se todos conseguirem nos avisar com a antecedência necessária sobre a ausência, nós poderemos atender com muito mais agilidade nossa população”, garantiu.


source
Com informações da Prefeitura de Suzano

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

55 Facebook prefeitura de suzano
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Escola do Parlamento encerra ciclo de Oficinas de Participação Cidadã

24 de julho de 2026

Alunos da EM Edson Baptista vivenciam aula ao ar livre no Bosque do Saber

24 de julho de 2026

‘Rock no Parque’ reúne bandas com repertório autoral e tributos a clássicos do gênero

24 de julho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

ALERTA DE UTILIDADE PÚBLICA

24 de julho de 2026

Pinda Tuning 2026 será realizado no dia 30 de agosto no Parque da Cidade

24 de julho de 2026

Ubatuba dá continuidade aos preparativos para receber Beach Car 2026

24 de julho de 2026

São Vicente recebe o Smart Fit Movimenta Litoral com manhã de esporte neste sábado (25)

24 de julho de 2026

Deficientes Visuais visitam museu de Paleontologia

24 de julho de 2026

Festival Nacional de Teatro de Jales chega a 12º edição e encerra inscrições no dia 31 de julho, para grupos de todo o Brasil

24 de julho de 2026

Especialização “O Poder da Imagem” orienta empreendedores sobre posicionamento, credibilidade e valor percebido

24 de julho de 2026

EBC Lança TradingView Professional Charts com Acesso Gratuito a Indicadores Premium

24 de julho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
%d