Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

São José Unida tem noite de homenagens e emoção

3 de maio de 2026

10/26- Aquisição de gêneros alimentícios (banana prata e nanica climatizadas – in natura) da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para atendimento ao PNAE

3 de maio de 2026

Remo vence Botafogo de virada no Nilton Santos pelo Brasileirão

3 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Cubatão » Prefeitura abre votação para escolha da Árvore-Símbolo de Cubatão

Prefeitura abre votação para escolha da Árvore-Símbolo de Cubatão

RedacaoBy Redacao10 de fevereiro de 2026Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 1847
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal, convida a população a participar da votação pública que irá definir a Árvore-Símbolo do município. A votação ocorre por meio de formulário eletrônico, disponível no link https://forms.gle/pmnyxus83oSMxAJA7  permitindo que a população contribua diretamente para a definição da árvore que representará oficialmente Cubatão, fortalecendo a gestão ambiental participativa e o engajamento da comunidade. O prazo para participação segue até o dia 23 de fevereiro de 2026.

O secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal explica que a iniciativa busca fortalecer a identidade ambiental da cidade, valorizar as espécies nativas e ampliar a participação social na construção das políticas públicas ambientais.

Na consulta pública, o munícipe poderá votar entre sete espécies nativas da Mata Atlântica, selecionadas com base em critérios técnicos, ambientais, paisagísticos e culturais, consideradas adequadas para se tornarem a Árvore-Símbolo do Município de Cubatão. As espécies disponíveis para votação são:

  • Araçá (Psidium cattleyanum) – Árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, cujos frutos servem de alimento para a fauna silvestre e contribuem para a recuperação de áreas naturais e degradadas.
  • Palmito-juçara (Euterpe edulis) – Espécie emblemática da Mata Atlântica, de extrema importância para a fauna e para a conservação da biodiversidade. Atualmente, encontra-se ameaçada de extinção, simbolizando a necessidade de preservação dos ecossistemas naturais.
  • Grumixama (Eugenia brasiliensis) – Árvore nativa que produz frutos escuros e saborosos, altamente atrativos para aves, desempenhando papel fundamental no equilíbrio ecológico.
  • Cambuci (Campomanesia phaea) – Espécie típica da Mata Atlântica, com forte valor cultural, histórico e gastronômico, associada à identidade regional e à valorização dos saberes tradicionais.
  • Quaresmeira (Pleroma granulosum) – Árvore nativa de grande valor ornamental, conhecida por sua intensa floração roxa, amplamente utilizada na arborização urbana e na composição paisagística.
  • Ipê-amarelo-do-brejo (Handroanthus umbellatus) – Espécie nativa adaptada a áreas úmidas, com floração amarela marcante e relevante importância paisagística, ecológica e ambiental.
  • Manacá-da-serra (Pleroma mutabile) – Árvore nativa da Mata Atlântica, famosa por suas flores que mudam de cor ao longo do florescimento, sendo amplamente utilizada na arborização urbana e em ações de educação ambiental.

A escolha da Árvore-Símbolo integrará a minuta da Lei Municipal de Arborização Urbana, compondo o artigo que estabelecerá oficialmente a espécie representativa de Cubatão. A minuta da lei será disponibilizada futuramente para consulta pública no site institucional da Prefeitura, na aba da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal, garantindo transparência, acesso à informação e participação popular no processo.

As ações fazem parte de uma parceria técnica e institucional com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e com a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM/USP) e apoio do CEPEMA-USP de Cubatão.

Sob a coordenação do professor Mauricio Lamano, a minuta da Lei Municipal de Arborização Urbana passou por uma revisão bibliográfica e técnica especializada, assegurando embasamento científico e alinhamento às melhores práticas nacionais. O professor Lamano também foi coordenador do Plano Nacional de Arborização Urbana, apresentado na COP30, reforçando a relevância técnica e institucional do trabalho desenvolvido em Cubatão.

O município de Cubatão integra uma etapa do projeto nacional de arborização urbana, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), envolvendo uma pesquisa acadêmica de grande relevância, que contribuirá diretamente para o aprimoramento das políticas públicas de arborização urbana, sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas na cidade.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Contra a Mudança do Clima) e 15 (Vida Terrestre), reafirmando o compromisso do município com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Por: Secom Cubatão/JMA
Foto: Freepik

source
Com informações da Prefeitura de Cubatão

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Ruas serão interditadas para jogo entre Red Bull Bragantino e Fortaleza nesta quarta-feira, 26/11
  • Dormente ferroviário de plástico desenvolvido pela USP é alternativa sustentável para os modelos no mercado
  • Última seleção do ano terá mais de 130 vagas de empregos em Ferraz
  • Registro celebra a chegada de 2026 com show na Praça Beira Rio
  • Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres abre 300 vagas para as Oficinas CCHAT 2026
  • Atletas de Minas Gerais se destacam na Regional Leste de Paralímpica 2025
  • GCM prende procurado por homicídio e apreende adolescentes suspeitos de tráfico de drogas
  • Crédito da Desenvolve SP a empresas instaladas no estado cresce quase 300%
ep ong são paulo universidade
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

São José Unida tem noite de homenagens e emoção

3 de maio de 2026

Remo vence Botafogo de virada no Nilton Santos pelo Brasileirão

3 de maio de 2026

Santos entra em estado de alerta para chuvas, ventos fortes e ressaca neste domingo

3 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣 Vamos d Quem será? Só vale resposta errada kkkk💣💣💣
Vamos deixar quem não sabe curioso. Senão quiser, não comenta 😂😂😂
Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batm Gostaram? Projeto Batmão 2026!Suzano TV com Batmão — a voz do povo#batmao #suzanotv #tvsuzano #suzano #folha12
TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao TENTATIVA DE Invasão#suzanotv #tvsuzano #batmao #suzano #pt
Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de S Inauguração da V4 Machines.Rod. João Afonso de Souza Castellano, 18 - Vila Monte Belo, Itaquaquecetuba - SP, 08577-000Whatsapp: 011 93906-1158#barmao #itaqua #suzanotv #v4machines #danielribeiro
FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO. FARMANDO AURA NA OUTLET Premium GRANDE SAO PAULO.#batmao #outletpremiumgrandesãopaulo #suzanotv
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Léo Santana e Maiara & Maraisa agitam multidão no Suzano Music Fest O Suzano Music Fest 2026 teve mais uma noite de grande público e muita animação neste sábado (11), em Suzano.#suzanomusicfestival #suzanotv #batmao #maiaraemaraísa
#léosantana
NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao # NUNCA DESISTA! BATMAO FARMANDO AURA 🚀🚀🚀#batmao #suzanotv #clashroyale #folha12 #farmandoaura
VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega FAZ HOMENAGE VEREADORA DE ITAQUA @vereadora_colega
FAZ HOMENAGEM A PROFESSORA @blum_rita QUE
IMPEDIU ATAQUE EM  SUZANO#batmao #suzanotv #colega #professoraritadecassia #câmaradeitaquaquecetuba
3 NOVAS BASES DA GCM DE ITAQUAQUECETUBA 28/03/2026 3 NOVAS BASES DA GCM DE ITAQUAQUECETUBA 28/03/2026 #batmao #eduardoboigues #marcellobarbosa #itaqua #rogeriotarento
Seguir no Instagram

São José Unida tem noite de homenagens e emoção

3 de maio de 2026

10/26- Aquisição de gêneros alimentícios (banana prata e nanica climatizadas – in natura) da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para atendimento ao PNAE

3 de maio de 2026

Remo vence Botafogo de virada no Nilton Santos pelo Brasileirão

3 de maio de 2026

Santos entra em estado de alerta para chuvas, ventos fortes e ressaca neste domingo

3 de maio de 2026

Grandes devedores, projetos aprovados, Audiências Públicas: veja os destaques do Câmara em Ação

3 de maio de 2026

Itaquá realiza audiência pública da LDO 2027 nesta terça (28)

3 de maio de 2026

Lactário garante alimentação segura e individualizada

3 de maio de 2026

Show de Talentos reúne apresentações culturais, arte e inclusão no Espaço Humano

3 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d