O objetivo do programa é incentivar a formação profissional e facilitar a entrada dessas pessoas no mercado de trabalho no setor em que os homens ainda são maioria. Dentre os cursos previstos, estão alvenaria, elétrica, hidráulica, pintura, aplicação de revestimentos e gesso.
De acordo com o texto aprovado pela Câmara Municipal, o “Mulheres de Mãos à Obra” pretende promover a autonomia financeira dessas pessoas, além de acabar com a ideia de que o trabalho na construção civil é só para homens.
O Projeto de Lei 03/2026 autoriza a Prefeitura a assinar convênios com instituições de ensino técnico e com empresas e organizações ligadas ao ramo.
O autor da proposta, vereador Rafa Carvalho (Republicanos), lembrou que as mulheres normalmente se destacam fazendo esse tipo de trabalho, por serem mais detalhistas e por economizarem material.
“Temos que qualificar as mulheres da nossa cidade para que possam trabalhar nos inúmeros empreendimentos imobiliários que surgem em Barueri”, comentou o parlamentar.
Com a aprovação pelos vereadores, o projeto agora será encaminhado ao prefeito Beto Piteri para assinatura. Só depois disso é que a lei passa a valer na cidade.
“Peço ao nosso prefeito para que olhe com muito carinho para esse projeto, para que nossas moradoras possam se qualificar e conquistar empregos com salários melhores. Isso vai dar mais autonomia e dignidade a elas, que muitas vezes são chefes de família”, completou Rafa Carvalho.
________________________________________________________________________________________________________________________
Fotos: Marco Miatelo/Câmara de Barueri
source
Com informações da Câmara de Barueri




