desperdiçada antes de chegar às torneiras.

Nesse período, foram identificados 127 vazamentos ocultos. Destes, 108 já foram consertados, o equivalente a mais de 84% dos casos, contribuindo diretamente para a melhoria do abastecimento em diversos bairros. Os demais reparos devem ser concluídos em até 72 horas após a detecção.

A ação, que ainda está no início, deve alcançar cerca de 1.500 quilômetros de rede nos próximos meses, ampliando os benefícios para toda a cidade. “Hoje estamos encontrando um vazamento a cada dois quilômetros de rede. Antes, era um por quilômetro. Isso mostra que o trabalho contínuo, aliado a melhorias na captação, tratamento e distribuição, já apresenta resultados, mas ainda há muito a avançar”, explica o gerente de Controle de Perdas, Sandro Fernando Camossi.

Os serviços começaram pela região da Pauliceia, conhecida pelo relevo com muitos declives, que favorece o surgimento de vazamentos. Atualmente, mais de 30 bairros já foram atendidos, entre eles Morada do Sol, Esplanada, Parque dos Eucaliptos, Itapuã, Ibirapuera, Vila Cristina, Novo Horizonte e Água Branca.

Para o presidente do Semae, Ronald Pereira da Silva, o trabalho vai além da manutenção da rede: trata-se de garantir qualidade de vida à população. “Estamos atuando de forma preventiva para evitar desperdícios e melhorar a regularidade do abastecimento. Nossas equipes trabalham com identificação e respeito aos moradores, buscando causar o menor transtorno possível. E é importante reforçar: esse serviço não gera nenhum custo para a população”, destaca.
O geofonamento é realizado em etapas, com equipamentos capazes de “ouvir” ruídos na tubulação e identificar pontos de vazamento mesmo sem sinais visíveis na superfície. Após a localização, o ponto é sinalizado e encaminhado para reparo.
Executado pelo Consórcio Geo Piracicaba, o programa representa um investimento de R$ 2,4 milhões e reforça o compromisso do município com o uso responsável da água, garantindo mais eficiência no sistema e mais segurança no abastecimento para a população.
source
Com informações da Prefeitura de Piracicaba


