Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Resultado do Vestibular Univesp será disponibilizado hoje, 01

2 de junho de 2026

Prefeitura entrega 131 apartamentos em Campos Elíseos e amplia moradia popular no Centro de São Paulo

2 de junho de 2026

Comissão aprova cota de 15% no Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 1,8 mil

2 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Brasil » Após quase 20 anos, Museu da Imagem e do Som do RJ reabre ao público

Após quase 20 anos, Museu da Imagem e do Som do RJ reabre ao público

RedacaoBy Redacao9 de maio de 2026Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 1868
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com informações da Agência Brasil

A abertura parcial do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro levou o público ao prédio icônico da Avenida Atlântica, em Copacabana, após quase duas décadas de obras e expectativas.ebcebc

A primeira exposição da reabertura, Arquitetura em Cena – o MIS Copa antes da Imagem e do Som, apresenta os bastidores da construção do novo museu e antecipa a experiência cultural que será oferecida quando o complexo estiver totalmente concluído, com previsão estimada para o primeiro trimestre do ano que vem.

Erguido na orla de Copacabana, o novo MIS começou a ser projetado em 2008, a partir de um concurso internacional de arquitetura promovido pela Fundação Roberto Marinho, com apoio da Secretaria de Cultura do estado.

O edifício, concebido pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro, chama atenção pela integração com a paisagem carioca e pelo diálogo com o calçadão de Burle Marx.

“Quem passa por aqui, ninguém fica indiferente. Tem pessoas que logo de cara acham um prédio lindo e tem gente que tem um certo estranhamento. Então, com essa exposição, o prédio que ainda está na fase final de obras, vem para mostrar para o público que ele pode entrar no prédio, conhecer um pouco da arquitetura aqui do térreo, do mezanino”, explicou a gerente de patrimônio e cultura da Fundação Roberto Marinho, Larissa Graça, que também assina a curadoria da mostra ao lado de Ana Paula Pontes.


Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2026 - A gerente de patrimônio e cultura da Fundação Roberto Marinho, Larissa Graça, foi uma das curadoras da exposição Arquitetura em cena, o MIS Copa antes da imagem e do som, no Museu da Imagem e do Som na Avenida Atlântica em Copacabana. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2026 – A gerente de patrimônio e cultura da Fundação Roberto Marinho, Larissa Graça, foi uma das curadoras da exposição. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo Larissa Graça, o conceito do prédio surgiu da ideia de transformar o famoso calçadão de Copacabana em um “boulevard vertical”:

“O escritório vencedor percebeu a importância da rua para o carioca. Eles propõem a verticalização da calçada e ela vira essa escada que se transforma num grande mirante da praia mais famosa do mundo. Então é um projeto muito democrático”, afirmou.

A exposição ocupa o térreo e o mezanino do museu e apresenta maquetes, vídeos, croquis, protótipos e registros da obra. O percurso mostra desde a concepção arquitetônica até os desafios técnicos da construção, incluindo a execução de um auditório subterrâneo de 280 lugares, instalado a cerca de 10 metros de profundidade, próximo ao mar.

A mostra também relembra os percalços enfrentados ao longo da execução do projeto.

As obras foram divididas em três etapas. A primeira incluiu a demolição do antigo prédio da Boate Help, em 2010. A segunda fase contemplou as fundações e a estrutura de concreto, concluídas em 2014. Já a terceira etapa, responsável pelas instalações e acabamentos, sofreu interrupções em 2016, durante a crise fiscal do estado do Rio de Janeiro, e só voltou a ganhar ritmo nos últimos anos.

“De certa forma, a história da construção do MIS reflete a história do Rio de Janeiro nesses anos, de todas as dificuldades vividas, depois da pandemia e de todos esses impactos”, disse Larissa.

Ela destacou ainda que o financiamento da obra reúne recursos públicos e privados. Segundo a curadora, quase metade dos investimentos necessários para a construção do museu vem de parcerias:

‘’O governo financia uma parte da obra e também parte da museografia, mas a gente tem uma parceria muito importante com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, pela qual parceiros privados aportam recursos no museu’’.

A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, definiu a abertura da exposição como um marco simbólico para a retomada do espaço cultural. 


Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2026 - A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, participa da abertura para o público da exposição Arquitetura em cena, o MIS Copa antes da imagem e do som, no Museu da Imagem e do Som na Avenida Atlântica em Copacabana. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2026 – A secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, participa da abertura para o público da exposição Arquitetura em cena, o MIS Copa antes da imagem e do som. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

“É uma enorme alegria. A gente está hoje cortando a fita de uma exposição que trata exatamente disso, contando um pouco da história desde a escolha do concurso que definiu a arquitetura desse prédio até esse momento em que inauguramos uma primeira exposição que celebra todo esse legado”, disse.

A secretária ressaltou que o MIS abrigará parte de um acervo com mais de 1 milhão de itens, incluindo coleções ligadas ao fotógrafo Augusto Malta, à cantora Carmen Miranda e ao músico Pixinguinha.

“É um museu de muita brasilidade, de muita imagem, de muitos legados”, resumiu.

Além das áreas expositivas, o projeto prevê restaurante panorâmico, café, loja, áreas educativas, espaços de pesquisa, cinema ao ar livre no terraço e ambientes imersivos dedicados à música, à fotografia e à cultura carioca.

Entre os primeiros visitantes da exposição estava a professora de arte Marta Azambuja, de 93 anos, gaúcha radicada no Rio de Janeiro. “Eu não via a hora de ser inaugurado e hoje fiquei feliz da vida”, contou.


Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2026 - A professora de artes Marta Azambuja de Oliveira foi a primeira a rertirar ingresso para a abertura para o público da exposição Arquitetura em cena, o MIS Copa antes da imagem e do som, no Museu da Imagem e do Som na Avenida Atlântica em Copacabana. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ), 08/05/2026 – A professora de artes Marta Azambuja de Oliveira foi a primeira a retirar ingresso para a abertura da exposição Arquitetura em cena, o MIS Copa antes da imagem e do som. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Moradora de Copacabana, ela disse que nunca tinha visto um museu integrado à paisagem daquela forma. “Eu viajei muito pelo mundo e nunca encontrei um museu tão diferente como esse, integrado à natureza”, afirmou.

A exposição também antecipa o futuro percurso museográfico do MIS. Os pavimentos terão experiências dedicadas ao espírito carioca, à música brasileira, à trajetória de Carmen Miranda, à relação do Rio com o mar e à vida noturna da cidade.

No subsolo, haverá um espaço voltado às “Noites Cariocas” e à história do funk. Já o terraço funcionará como mirante e cinema a céu aberto.

Larissa Graça afirmou que acompanhar o projeto desde o concurso internacional até a fase atual transformou a obra em uma experiência pessoal: “Para mim, é uma missão de vida entregar esse museu para a população. Eu estava grávida quando fiz o concurso de arquitetura. Minha filha hoje tem 16 anos. Então, a história do MIS coincide também com a minha história da maternidade”, disse.

Serviço

Exposição Arquitetura em Cena – o MIS Copa antes da Imagem e do Som
Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Atlântica, Copacabana, Rio de Janeiro
Visitação mediante agendamento prévio
https://fmis.rj.gov.br/v1/

source

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Ato nos Arcos da Lapa pede fim da violência contra mulheres e LGBTQIA+
  • Orçamento 2026: saúde, mobilidade e pessoa idosa são destaques em Audiência Pública na zona sul
  • Prefeitura divulga programação do lançamento da Revisão do Plano Diretor 2026
  • Saúde de Mongaguá embarca para Brasília como destaque estadual em mostra nacional
  • Rádio MEC transmite concerto da Orquestra Sinfônica de SP no domingo
  • SAAE inicia implantação de rede coletora de esgoto na Rua Salvador Hernandez
  • Reservas particulares do patrimônio natural: SP anuncia nova política de pagamento por serviços ambientais
  • NOVOS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NAS UBSs
6 ano cinema ep ong SEO terra
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Resultado do Vestibular Univesp será disponibilizado hoje, 01

2 de junho de 2026

Prefeitura entrega 131 apartamentos em Campos Elíseos e amplia moradia popular no Centro de São Paulo

2 de junho de 2026

Comissão aprova cota de 15% no Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 1,8 mil

2 de junho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

Resultado do Vestibular Univesp será disponibilizado hoje, 01

2 de junho de 2026

Prefeitura entrega 131 apartamentos em Campos Elíseos e amplia moradia popular no Centro de São Paulo

2 de junho de 2026

Comissão aprova cota de 15% no Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda de até R$ 1,8 mil

2 de junho de 2026

“Viva: A Vida é uma Festa” estará em cartaz na Biblioteca Batista Cepelos

2 de junho de 2026

Mogi define cronograma do PDAS e dá início à visitas técnicas para modernizar merenda escolar

2 de junho de 2026

Estudantes de Taubaté se destacam em desafio de miniplanadores da Embraer

2 de junho de 2026

Prazo final para o alistamento militar termina em 30 de junho

2 de junho de 2026

Pinda inicia vacinação contra gripe para todas as pessoas com idade acima dos seis meses

2 de junho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d