“Ubatuba por Elas”, uma caminhada que reunirá atividade física, convivência e informação.
O evento vai oferecer atividades de alongamento, dança e caminhada pela areia da praia, incluindo suporte de hidratação e frutas aos presentes. O projeto, aberto à população, é coordenado pela Secretaria de Defesa dos Direitos da Mulher e da Pessoa com Deficiência, em conjunto com a Secretaria de Esportes e Lazer e o Fundo Social de Solidariedade.
Além de abordar a prevenção da violência, a atividade propõe a valorização da saúde da mulher. A prática de atividades físicas pode contribuir para o bem-estar, a disposição e a qualidade de vida, enquanto ações coletivas em espaços públicos favorecem a convivência e facilitam o acesso à informação. “Movimentar o corpo é também um ato de liberdade. Ao unir atividade física e conscientização, mostramos que o autocuidado é a base para a mulher ser a única protagonista da sua vida”, afirmou a secretária de Defesa dos Direitos da Mulher e da Pessoa com Deficiência, Simone Brito.
O Agosto Lilás tem como referência a criação da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e considerada um marco na proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A legislação estabelece mecanismos para prevenir e coibir esse tipo de violência e prevê medidas de proteção às vítimas.
“Queremos convidar as mulheres e suas famílias, como homens e crianças, ou seja, toda a sociedade, para caminharem lado a lado conosco. Essa mobilização é um chamado real pelo fim da violência. Juntos e unidos, somos muito mais fortes nessa luta” , finalizou Simone.
source
Com informações da Prefeitura de Ubatuba


