A Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) realizou, nesta sexta-feira, 14 de agosto, a Operação Noite Fria, ação integrada com as forças de segurança e órgãos municipais. A iniciativa teve como objetivos prestar assistência às pessoas em situação de rua, promover a manutenção da ordem pública e contribuir para a segurança e o bem-estar da população.
A operação foi realizada nos seguintes pontos: Atílio Menin (antigo Avisco), Rua Eduardo Disk/Planejada I, Passarela Chico Zamper, Praça da Bíblia, Avenida Antônio Pires Pimentel e Lago do Taboão.
A ação contou com a participação da SEMADS, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Serviços. Durante a operação, a Secretaria de Serviços também realizou a recolha de materiais e objetos descartados encontrados nos locais vistoriados.
Ao todo, foram realizadas 26 abordagens, sendo 21 de pessoas em situação de rua e cinco de pessoas que fazem uso dos espaços públicos, mas retornam posteriormente para suas respectivas residências.
Durante os atendimentos, a SEMADS ofereceu assistência e acolhimento às pessoas em situação de rua. Duas delas aceitaram o auxílio e foram encaminhadas à Casa de Passagem, onde receberam atendimento e acolhimento.
As forças de segurança também realizaram averiguações durante a operação. Ao todo, cinco indivíduos foram encaminhados ao Plantão Policial para averiguação e adoção das providências cabíveis.
Entre os encaminhados, três estavam em cumprimento de medida judicial que determinava o recolhimento ao endereço informado a partir das 22h, mediante assinatura de carteirinha. Durante a abordagem, foi constatado que eles estavam em local relacionado ao uso de drogas e ao consumo de bebidas alcoólicas após o horário estabelecido.
Os três foram apresentados ao Plantão Policial, onde foram registrados os respectivos Boletins de Ocorrência, que serão encaminhados ao Poder Judiciário para as providências cabíveis, inclusive quanto à eventual revogação ou alteração do benefício, conforme decisão judicial.
Outro indivíduo foi submetido à consulta nos sistemas disponíveis. Como não foi constatado mandado de prisão ou outra pendência que justificasse sua permanência no Plantão Policial, ele foi posteriormente liberado.
Já em relação ao quinto indivíduo encaminhado, a consulta aos sistemas apontou a existência de um mandado de prisão em aberto. Por esse motivo, ele permaneceu no Plantão Policial, à disposição da Justiça.
A Operação Noite Fria transcorreu de forma integrada e coordenada, reunindo a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e os órgãos municipais envolvidos. A ação busca conciliar assistência social, preservação da ordem pública e segurança, com atendimento às pessoas em situação de rua e atuação preventiva nos locais abrangidos pela operação.
source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista




