
– 30 de setembro de 2025
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
- No Dia Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, o Cetas de Barueri promoveu a destruição simbólica de gaiolas para reforçar que o lugar dos animais é na natureza.
- O centro, referência nacional, já acolheu mais de 22 mil animais vítimas de tráfico.
- A bióloga Erika Kaihara destaca a importância da atuação governamental e da conscientização da população para frear esse crime ambiental.
O Dia Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres é celebrado em 29 de setembro, desde 2018. Para conscientizar a população sobre esse crime ambiental, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), vinculado à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), realizou a destruição simbólica de gaiolas com um rolo compressor, um ato que reforça a mensagem de que o lugar do animal silvestre é na natureza, e não em cativeiro.
Sobre o Cetas
Criado no final de agosto de 2012, o Cetas é responsável pelo recebimento, cuidado, reabilitação, destinação e soltura de animais silvestres vítimas de tráfico ou posse ilegal. A equipe multidisciplinar, composta por veterinários e biólogos, atua na reabilitação desses animais para que possam retornar ao seu habitat natural. Infelizmente, muitos não sobrevivem até chegar ao Cetas, devido às condições precárias em que são capturados e mantidos. Outros chegam em estado de saúde tão debilitado que não podem ser reintroduzidos na natureza.
O Centro é referência não apenas na região e no estado, mas em todo o país, graças à sua estrutura, que foi ampliada para atender a um número crescente de animais resgatados. Para mais informações, acesse a página do departamento no portal da Prefeitura de Barueri.
Em números
Desde o início de suas atividades, o Cetas já recebeu cerca de 22 mil animais silvestres. Desses, aproximadamente 1.200 foram repatriados e cerca de 11 mil devolvidos à natureza. Atualmente, o Centro recebe uma média de 200 animais por mês. Nas tabelas abaixo, é possível conferir os dados de entradas, solturas e repatriações realizadas entre janeiro e setembro do ano passado e do mesmo período deste ano:
|
2024
| |
|
Entrada
|
1978
|
|
Soltura
|
832
|
|
Repatriação
|
199
|
|
2025
| |
|
Entrada
|
1920
|
|
Soltura
|
889
|
|
Repatriação
|
183
|
O comércio ilegal e como combater
O tráfico de animais silvestres comercializa cerca de 38 milhões de animais por ano no Brasil, sendo a terceira maior atividade ilegal do país, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. As aves são as principais vítimas, representando cerca de 80% do total de animais traficados.
A bióloga Erika Sayuri Kaihara, responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), explica como é possível combater esse crime:
“O combate ao tráfico de animais silvestres deve acontecer em duas frentes. A primeira é a atuação dos órgãos federais, estaduais e municipais, com a implementação de políticas públicas voltadas à educação ambiental. A segunda é a conscientização da população, que deve evitar a compra desses animais em feiras ilegais, nas ruas, por exemplo. Se não há comprador, não há venda e, assim, evitamos que os silvestres continuem sendo capturados.”
source
Com informações da Prefeitura de Barueri




