Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Equipes de Voleibol Adaptado de Atibaia disputaram torneio preparatório em Mairiporã

10 de maio de 2026

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo publica errata do Edital nº 01/2026 da PNAB – Ciclo 2

10 de maio de 2026

Palestra aborda violência doméstica, abuso infantil, silêncio, denúncia e acolhimento   

10 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Brasil » Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa além das negociações da IMO

Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa além das negociações da IMO

RedacaoBy Redacao21 de outubro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Maiores produtores de etanol do Brasil, em apoio ao projeto piloto da Maersk, reafirmam o protagonismo nacional na transição energética e posicionam o etanol como alternativa viável para o setor naval


São Paulo, Outubro de 2025 – A.P. Moller – Maersk e Everllance, gigantes globais de transporte marítimo, após o recente ciclo de discussões da Organização Marítima Internacional (IMO) sobre o futuro marco regulatório de emissões, apresentaram em uma iniciativa de apoio ao plano mundial de descarbonização do setor naval o seu posicionamento conjunto, que visa sublinhar a importância de soluções de baixo carbono com escala e disponibilidade imediata. A despeito do resultado das discussões sobre o Net-Zero Framework (NZF), Maersk, Everllance e os produtores brasileiros de etanol mantêm seu foco em soluções tangíveis para um futuro mais limpo. Na ocasião, também estiveram presentes as principais produtoras e comercializadoras de etanol do Brasil, como Atvos, Copersucar, FS, Inpasa e Raízen.


Etanol: solução comprovada, acessível e pronta para uso

O posicionamento conjunto fortalece a posição técnica e regulatória do Brasil no debate internacional, evidenciando que a transição energética não depende de um único marco regulatório. Em diversos países, o etanol já é amplamente utilizado como aditivo ou combustível direto no transporte rodoviário.


No setor marítimo, a escala produtiva consolidada e sustentável do etanol brasileiro é uma vantagem competitiva inegável. Testes realizados com sucesso utilizaram o etanol e um blend E10 em navios dual-fuel (bunker e metanol). Esta iniciativa de sucesso abre caminho para novas alternativas sustentáveis de propulsão naval, demonstrando a prontidão da solução.


A Maersk seguirá com o teste-piloto na embarcação Laura Maersk até o final de novembro. A empresa avalia se há alguma diferença entre o metanol padrão e o E10 em termos de qualidade de ignição, ou seja, na forma como os combustíveis queimam, se há diferença ou semelhança na corrosão e na lubrificação e, não menos importante, se as emissões são diferentes entre os dois. O motivo da mistura é ampliar a disponibilidade e o pool de fornecimento para navios de combustível duplo.


A Laura Maersk é uma embarcação que tem capacidade de transportar 2.100 TEUs (Contêineres de 20 pés) que atende clientes no Mar Báltico. Foi o primeiro navio porta contêineres movido a metanol do mundo.

Brasil como protagonista da transição energética

Ao apoiar a iniciativa da Maersk, as produtoras e comercializadoras reforçam o compromisso do Brasil em buscar um futuro energético mais limpo, competitivo e baseado em fontes renováveis alinhados a agenda ambiental e os esforços globais pela neutralidade de carbono, independentemente dos ritmos regulatórios internacionais.


“Este é um momento memorável, possível graças à soma de muitos esforços. Para o transporte marítimo, a escala de produção existente do etanol é uma vantagem e poderia fornecer uma terceira opção de combustível para motores a metanol de combustível duplo. A colaboração entre produtores, usuários e reguladores de etanol será essencial para compreendermos melhor o seu papel no panorama energético futuro do setor”, afirma Morten Bo Christiansen, Senior Vice-presidente, Head de Transição Energética da A.P. Moller – Maersk.


“O etanol, já utilizado em grande escala em outros setores de transporte, é um dos vários combustíveis alternativos que merecem uma avaliação técnica e regulatória mais aprofundada. O Brasil demonstra capacidade de produzir etanol de forma sustentável, com potencial de crescimento e atendendo às mais rigorosas regras de certificação, o que é fundamental para a descarbonização global do setor”, diz Danilo Veras, vice-presidente de Políticas Públicas e Regulatórias para a América Latina da A.P. Moller – Maersk.


Oportunidade econômica e industrial

A validação do etanol no transporte marítimo representa enorme oportunidade para o Brasil, maior produtor global de combustíveis renováveis. Em uma projeção conservadora, se apenas 10% da demanda projetada de bunker (combustível marítimo) em 2030 for substituída por etanol, a demanda resultante seria equivalente a toda a produção atual do país — um impulso expressivo para a economia nacional, geração de empregos e novos investimentos em infraestrutura, inovação e certificação – a safra recorde de 24/25 foi de 34,96 bilhões de litros.


O apoio das produtoras evidencia a maturidade e prontidão da cadeia nacional para integrar soluções energéticas renováveis no mercado internacional.


Rumo a um padrão global robusto e baseado em dados

As produtoras defendem a urgência de um padrão global sólido para combustíveis, baseado em emissões de ciclo de vida e transparência, garantindo que a transição utilize as soluções mais eficientes e disponíveis.
 

“Apoiamos plenamente o trabalho futuro da IMO para analisar a compatibilidade do etanol com tecnologias marítimas, a competição por matérias-primas, o ciclo de vida e os processos de certificação. A colaboração contínua entre produtores, usuários e reguladores será essencial para consolidar o papel do etanol na matriz energética do setor, e continuaremos a investir e demonstrar a viabilidade do etanol, independentemente dos desafios regulatórios que se apresentem”, concluem as produtoras brasileiras de etanol.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Relator avalia formas contemporâneas de escravidão no Brasil
  • Educação – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com inscrições abertas.
  • Conheça eventos e tradições de fim de ano nos Estados Unidos
  • Jequitinhonha colhe resultados econômicos com o Programa Vale do Lítio
  • Câmara Municipal discute seis projetos inscritos na Ordem do Dia de quarta-feira (8)
  • Parque da Moçota completa 25 anos com programação especial para toda a família
  • Inscrições para Olimpíadas dos Servidores começam nesta segunda-feira
  • Agentes de Saúde farão atualização cadastral em Ferraz neste sábado
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

PM retira estudantes da reitoria da USP

10 de maio de 2026

Eleições 2026: eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário

10 de maio de 2026

Comissão debate projeto que cria regras para contratos entre fornecedores e distribuidores

10 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Deputado Estadual Xerife do Consumidor#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #xerifedoconsumidor
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Palhaço Bubu#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #palhaçobubu
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #silverionobre
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.#batmao  #mogidascruzes #copadomundo # marabertaiolli
#teocusatis
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzano SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #malandrodouno #itaquá
Ordem de serviço para o início das obras de drenag Ordem de serviço para o início das obras de drenagem, recomposição de base e recapeamento no bairro Chácara Dona Escolástica. A intervenção contempla as ruas Santa Escolástica, Santa Efigênia, Santa Bárbara, Santa Clara, Santa Maria e Santa Cecília com o objetivo de melhorar a infraestrutura urbana e a mobilidade local.#batmao #suzanotv #tvsuzano #eduardoboigues #manebarranco
Quer Ganhar R$500? Olha a oportunidade que a V4 M Quer Ganhar R$500?
Olha a oportunidade que a V4 Machines está te dando!#batmao #suzanotv #tvsuzano #v4machines #danielribeiro
Feliz Aniversário @rogeriotarento Deus continue l Feliz Aniversário @rogeriotarento
Deus continue lhe abençoando grandemente.Sucesso#batmao #rogeriotarento #suzanotv #tvsuzano
Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao Festa Junina em Itaquaquecetuba - Parte 1#batmao #eduardoboigues #tarento #suzanotv #tvsuzano
Seguir no Instagram

Equipes de Voleibol Adaptado de Atibaia disputaram torneio preparatório em Mairiporã

10 de maio de 2026

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo publica errata do Edital nº 01/2026 da PNAB – Ciclo 2

10 de maio de 2026

Palestra aborda violência doméstica, abuso infantil, silêncio, denúncia e acolhimento   

10 de maio de 2026

Edital de Chamamento Público SDS nº 02/2021 – SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV

10 de maio de 2026

Ícone da Seleção Brasileira de vôlei sentado, Suellen Lima é uma das atletas-mães do Time São Paulo

10 de maio de 2026

Batmão entrevistou Valdemar Costa Neto na inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança

10 de maio de 2026

Domingo de Dia das Mães tem oficina de escalda-pés, confecção de biojoias e outras atrações no “Viver o Viveiro”

10 de maio de 2026

A Secretaria

10 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d