Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Mini Cidade da CET ensina educação no trânsito para crianças no Câmara Aberta

2 de junho de 2026

Prefeitura firmará termo de parceria com a APAE Cotia para a contratação de transporte

2 de junho de 2026

São Vicente reduz mortalidade infantil em 56,8% nos quatro primeiros meses de 2026

2 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Jundiai » Jundiaí é palco do Festival Cidade da Cultura com literatura, formação e tributo a Araken Martinho

Jundiaí é palco do Festival Cidade da Cultura com literatura, formação e tributo a Araken Martinho

RedacaoBy Redacao28 de novembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 5466
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Jundiaí é palco do Festival Cidade da Cultura com literatura, formação e tributo a Araken Martinho

Publicada em 28/11/2025 às 12:02

Até o dia 30 de novembro, Jundiaí recebe a circulação do Festival Cidade da Cultura COMGÁS, que leva ao Interior uma agenda artística gratuita e diversa após a edição de sucesso realizada na capital paulista em julho. A cidade recebe o evento em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), reforçando sua posição como referência regional em políticas culturais e no fortalecimento do acesso à arte.

O festival integra uma programação estadual que contempla 60 atividades até 13 de dezembro, valorizando a produção cultural local e ampliando a presença de artistas e autores da cidade.

fabrica das infancias japy programacao ferias oficina torre de bambu fm 91
A Fábrica das Infâncias Japy será palco das atividades de artes visuais e da vivência de grafite com crianças durante o festival

A secretária municipal de Cultura, Clarina Fasanaro, reforça a importância de Jundiaí integrar o circuito estadual. “Para nós, receber o Festival Cidade da Cultura é reconhecer o protagonismo artístico de Jundiaí e fortalecer uma política cultural que valoriza nossos criadores, nossa história e nossos espaços públicos. É uma oportunidade de ampliar o diálogo com a comunidade e celebrar a diversidade de expressões que fazem parte da identidade cultural da cidade”, afirma.

28/11 – Jundiaí celebra seus nomes

Na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Cultura e a COMGÁS promovem o coquetel e a cerimônia oficial de abertura, às 19h30 e 20h, respectivamente, na Sala Glória Rocha. A noite destaca personalidades que contribuíram para a história cultural jundiaiense:

  • Germano Bandeira (“Boa Cabeça”) – símbolo da cultura popular, das festas e do carnaval de rua.
  • Araken Martinho – arquiteto do Paço Municipal e referência nas artes visuais e no urbanismo.
  • Everson Bellato Cirino (“Metal”) – sambista, presidente da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba e idealizador do Projeto Baobá.
  • Édna Aparecida Oliveira Santos – presidente do Clube 28 de Setembro, guardiã da memória afro-brasileira na cidade.
  • Inos Corradin (1929–2025) – artista ítalo-brasileiro com obras que integram o patrimônio público jundiaiense.

29/11 – Sábado literário destaca autores locais

Reforçando o protagonismo da cena literária jundiaiense, o sábado terá, pela manhã, a Feira Literária com 20 autores da cidade, no saguão do Centro das Artes.

À tarde, das 13h às 15h, ocorre a Roda de Conversa Literária com:

  • Lilia Guerra
  • Caetano Romão
  • Carol Rodrigues

A mediação será de Rogério De Petrini da Silva Coelho, também com participação de autores de Jundiaí indicados pelo Conselho Municipal de Cultura.

30/11 – Domingo dedicado às artes visuais

O encerramento, realizado na Fábrica das Infâncias Japy, reforça a relação de Jundiaí com a arte urbana. Das 9h às 13h, o grafiteiro Iconek (Thiago Monteiro) conduz a oficina de personalização de muro, envolvendo crianças em um processo coletivo de criação.

Com uma programação que une formação, literatura e artes visuais, o Festival Cidade da Cultura COMGÁS reforça o protagonismo de Jundiaí e o compromisso da SMCULT com ações culturais inclusivas e acessíveis para toda a comunidade.

whatsapp image 2025 11 18 at 18 25 57
whatsapp image 2025 11 18 at 18 24 16

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ e Divulgação

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2025/11/28/jundiai-e-palco-do-festival-cidade-da-cultura-com-literatura-formacao-e-tributo-a-araken-martinho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original


source
Com informações da Prefeitura de Jundiai

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Fábrica de Bolo Vó Alzira lança sabor em parceria social
  • PERGUNTAS FREQUENTES
  • Araras de Poços alcançam destaque em produções nacionais
  • Prazo para divulgar relatório de transparência salarial acaba hoje
  • Montes Claros recebe 5º Congresso Mineiro de Apicultura e Meliponicultura com foco em inovação e sustentabilidade
  • Consultoria de imagem transforma experiência do cliente
  • Setor de Combate a Endemias realiza ações em aldeias contra bicho de pé
  • Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem
aparecida festival Tributo
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Eventos da 6ª Mostra de Dança de Suzano atraem mais de 11 mil pessoas

2 de junho de 2026

Jundiaí Matsuri terá entrada solidária com arrecadação de alimentos para o Fundo Social

2 de junho de 2026

Hortolândia recebe carreta de mamografia a partir desta segunda-feira (01/06)

2 de junho de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

Mini Cidade da CET ensina educação no trânsito para crianças no Câmara Aberta

2 de junho de 2026

Prefeitura firmará termo de parceria com a APAE Cotia para a contratação de transporte

2 de junho de 2026

São Vicente reduz mortalidade infantil em 56,8% nos quatro primeiros meses de 2026

2 de junho de 2026

Prefeitura altera horário de cursos gratuitos para anúncios no TikTok

2 de junho de 2026

Polícia de SP prende procurado durante Operação Mulher Segura

2 de junho de 2026

Artista brasileiro Alok é nomeado Embaixador da Boa Vontade para ação climática

2 de junho de 2026

PREGÃO ELETRÔNICO N° 0031/2026 – CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE BEBEDOUROS INDUSTRIAIS PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

2 de junho de 2026

Reparos na iluminação pública

2 de junho de 2026
@suzano.tv Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado. #tarcisiodefreitas #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano ♬ som original - Suzano Tv
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Suzano
    • Mogi das Cruzes
    • Itaquaquecetuba
    • Arujá
    • Guararema
    • Ferraz de Vasconcelos
    • Poá
    • Guarulhos
    • Biritiba Mirim
  • Brasil
    • MG
    • RJ
  • Mundo
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Carregando comentários...

    %d