Acessar o conteúdo
Close Menu
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Cerca de 300 alunos começam a disputar os jogos escolares de Santos

13 de maio de 2026

Portaria nº 359/2026

13 de maio de 2026

Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde

13 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Button
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmaoSuzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Início » Minas Gerais » Cemig reforça alertas de segurança para tempestades e aumento de raios durante o período chuvoso

Cemig reforça alertas de segurança para tempestades e aumento de raios durante o período chuvoso

RedacaoBy Redacao1 de dezembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
wp header logo 86
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com a aproximação do verão e o aumento das tempestades típicas do período, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça os cuidados essenciais para evitar acidentes com a rede elétrica. Na região Sudeste, a estação mais quente do ano é marcada por pancadas de chuva intensas, geralmente acompanhadas de raios, ventos fortes e inundações.

De acordo com o setor de Meteorologia da Cemig, Minas Gerais registrou cerca de 1,6 milhão de raios somente em 2024. Diante dessa elevada incidência, a companhia reforça a importância de atenção redobrada para proteger a vida, evitar acidentes e danos a equipamentos.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança Corporativa da Cemig, José Firmo do Carmo Júnior, a principal orientação é desligar os aparelhos eletroeletrônicos da tomada antes da chuva.

“Quando um raio cai próximo às residências ou sobre a rede elétrica, ele pode provocar fortes sobretensões que chegam até o interior dos imóveis. Se o equipamento estiver conectado, há risco de queima e até de choque elétrico. Por isso, o ideal é retirar tudo das tomadas antes do início da tempestade”, destaca.

José Firmo Carmo Júnior destaca que a proteção contra descargas atmosféricas deve combinar equipamentos adequados e comportamento seguro. A rede da Cemig possui para-raios de média tensão ao longo dos circuitos, mas a proteção dentro dos imóveis depende de dispositivos instalados no padrão de entrada ou na própria residência.

Cuidados dentro e fora de casa

O gerente de Saúde e Segurança Corporativa da Cemig recomenda também que, durante tempestades, as pessoas evitem realizar atividades em lajes ou telhados, tanto pelo risco de queda quanto pelo risco de serem atingidas por descargas atmosféricas.

“Quando começam os raios e ventos fortes, a orientação é interromper qualquer atividade externa e procurar imediatamente um local seguro. Construções de alvenaria são a melhor alternativa, pois reduzem de forma significativa o risco de acidentes com descargas atmosféricas. O importante é não permanecer em áreas abertas ou em locais que possam atrair raios”, reforça José Firmo do Carmo Júnior.

Em casos de alagamento, o disjuntor geral do imóvel deve ser desligado assim que a água começar a subir, para evitar choques e curtos-circuitos. Ele também orienta que, ao buscar abrigo, a população não permaneça sob árvores, postes ou estruturas metálicas e, em áreas rurais, se afaste de cercas de arame, que podem conduzir eletricidade a longas distâncias em caso de queda de raios. Em locais descampados, não se deve permanecer em pontos altos, pois isso aumenta o risco de atrair descargas atmosféricas.

Fio partido: risco máximo

Durante tempestades com rajadas de vento e quedas de árvores, o rompimento de cabos elétricos é uma das ocorrências mais graves. Nesses casos, o gerente da Cemig alerta: “Fio partido é sempre sinônimo de risco de morte. A pessoa não deve tocar, aproximar-se ou permitir que outras pessoas se aproximem do local, mesmo que não haja risco aparente, pois, muitas vezes, o cabo energizado fica escondido sob folhas, lama ou galhos. A orientação é ligar imediatamente para o 116, que funciona 24 horas por dia”.

source
Com informações da Agência Minas

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Related Posts

  • Pedagogia dos Sonhos nas escolas estimula protagonismo
  • The Estée Lauder Companies anuncia oferta secundária de ações ordinárias Classe A por acionistas vendedores
  • Uso de dados cresce entre lojas virtuais brasileiras
  • Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas
  • Posse de nova conselheira tutelar em Salto
  • Alto Tietê terá comitiva de 500 empresários na Feira do Empreendedor
  • Prefeitura intensifica serviços de limpeza pública e orienta moradores sobre cuidados com lotes particulares
  • Secretaria promove capacitação do Projeto Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
ep ong
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao
  • Website

Related Posts

Cerca de 300 alunos começam a disputar os jogos escolares de Santos

13 de maio de 2026

Portaria nº 359/2026

13 de maio de 2026

Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde

13 de maio de 2026

Deixe uma respostaCancelar resposta

secario.batmao

🦸‍♂️ Batmão – Suzano TV
📰 A voz do Alto Tietê
🎤 Denúncias, notícias e o povo falando
📍 Suzano e região
👇 Veja tudo no portal @suzano.tv

Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Elisangela Gaza#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Encontro maravilhoso no encerramento da Caravana 3 Encontro maravilhoso no encerramento da Caravana 3D do Governo de SP! 💪 O Prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo, aproveitou para gravar com o Batmão e falar sobre as grandes novidades que estão chegando para a nossa Arujá. Confira!#batmao #suzanotv #aruja #drluiscamargo #tvsuzano
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #farofa
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Tobias.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #tobias
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Edinho do Salão#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #edinhodosalao
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Deputado Estadual Xerife do Consumidor#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #xerifedoconsumidor
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista o Palhaço Bubu#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #palhaçobubu
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #silverionobre
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.#batmao  #mogidascruzes #copadomundo # marabertaiolli
#teocusatis
Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e Inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança “Leila Caran Costa.
Batmão entrevista Valdemar da Costa Neto.#batmao #pl #fláviobolsonaro #mogidascruzes #copadomundo
Reunião do Governador com prefeitos da região do A Reunião do Governador com prefeitos da região do Alto Tietê.#batmao #tarcisiodefreitas #clubmed #mogidascruzes
O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gr O Vice-Governador de SP, Felício Ramuth, também gravou com o Batmão durante a Caravana 3D no Alto Tietê.#batmao #felicioramuth #suzanotv #tvsuzano #tvdiário
Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Bras Bom dia Brasil 🚀🚀🚀 Batmão e você: Juntos pelo Brasil e pelo Hexa!"#batmao #suzanotv #brasil #hexa #futebol
Na entrega da Fatec Suzano, o Governador de São P Na entrega da Fatec Suzano,  o Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas entrevistou o Batmão, na sequência Batmão entrevista o Presidente da ALESP Deputado André do Prado.#tarcisiodefreitas  #batmao #andrédoprado #suzanotv #tvsuzano
4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a De 4.3 com o coração cheio de gratidão! Obrigado a Deus por cada oportunidade, pela minha família, pelos amigos de verdade e por cada um de vocês que me acompanha por aqui. Que venha um ano de muitas bênçãos e vitórias! 🙏✨#batmao #lucassecarionovo #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba
Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4 Nos bastidores da última sessã0 da C4mara Municip4l de Itaquaquecetub4#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaquaquecetuba #malandrodouno
Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento Vereador do PT de Itaquaquecetuba faz requerimento, sem estudar sobre o assunto. E vai contra o Presidente Lula. 💣💣#pt #bolsonaro #batmao #suzanotv #itaquaquecetuba
PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batm PARTE 2 - SEXTA FEIRA 13 EM ITAQUAQUECETUBA#batmao #suzanotv #tvsuzano #itaqua #bolsonaro
AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA AGREDIDO NO Plenário DA CAMARA DE ITAQUAQUECETUBA EM 2019.  QUEM MANDOU? EDSON DA PAIOL.#batmao #suzanotv #tvsuzano #edsondapaiol #edsonpaiol
SEM CORTES. VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA SEM CORTES.  VEJA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA CONTADA PELO VEREADOR DO PT DE ITAQUAQUECETUBA  GUSTAVO MACEDO, SOBRE "ter apanhado".#gustavomacedo #batmao #itaquaquecetuba #itaqua #bolsonaro
Seguir no Instagram

Cerca de 300 alunos começam a disputar os jogos escolares de Santos

13 de maio de 2026

Portaria nº 359/2026

13 de maio de 2026

Com queda do dólar, comércio cresce 0,5% em março e amplia recorde

13 de maio de 2026

Obras na Rua Luiz Pereira da Silva alteram trânsito no Jardim das Flores

13 de maio de 2026

Projeto Encontro de Tradições promove manifestações da cultura popular em Jacareí

13 de maio de 2026

Praia do Estaleiro recebeu etapa do Circuito Mata Atlântica

13 de maio de 2026

Saspe promove curso ‘Formadores de Vendedores Profissionais’

13 de maio de 2026

Prodesp apresenta soluções que transformam os serviços públicos durante São Paulo Innovation Week

13 de maio de 2026
Suzano TV com Batmão — a voz do povo @secario.batmao
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • MG
  • Mundo
  • RJ
  • SP
Grupo Folha 12 - Suzano TV - Todos os Direitos reservados, Desde 2011 - E-mail: [email protected]

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d